Cursos de Aperfeiçoamento oferecidos

-Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar

O Curso de Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar é voltado para professores da rede pública de ensino. Seu principal objetivo é possibilitar a formação adequada de profissionais para atuarem com Educação Inclusiva em escolas regulares, ou seja, capacitar professores de diferentes partes do Brasil por meio da disseminação de conhecimentos relativos ao trabalho educacional com pessoas com deficiência.


Com duração de cinco meses, o curso é oferecido gratuitamente na modalidade a distância, em todo o país, pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF (NGIME). São mil vagas por turma, sendo geralmente duas ofertas por ano. O curso está incluso no Programa da Rede de Formação Continuada da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

______________________________________________________________________________________________________________

-Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado

O Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, em sua segunda oferta pelo NGIME/UFJF, atende a uma demanda crescente nas escolas por formação continuada de professores para atendimento de alunos com deficiências nas Salas de Recursos Multifuncionais (SER).

Essa capacitação permite aos professores a conquista de subsídios para o aprimoramento da prática pedagógica inclusiva, que contempla conhecimentos relativos à aplicação pedagógica dos recursos de acessibilidade, reconhecendo a escola como um espaço de aprendizagem que impulsiona a conquista da autonomia e estimula o desenvolvimento das relações sociais e de novas competências, mediante as situações desafiadoras.

O curso é desenvolvido na modalidade a distância, com carga horária total de 180h e é produto da intensa e profícua atuação do NGIME/UFJF há cerca de 12 anos no campo da pesquisa e ensino, ao cumprir importante função social na formação continuada de professores capacitados a promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Conheça a ementa do curso AQUI

_____________________________________________________________________________________________________________

-Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola

O Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola é resultado de uma parceria frutífera entre o núcleo e professores pioneiros em trazer este recurso de acessibilidade comunicacional para o Brasil. Desde 2016, quando o NGIME em conjunto com a UFJF foi a primeira instituição de ensino brasileira a oferecer o Curso de Especialização em Audiodescrição formando cerca de 40 profissionais, percebeu-se a crescente demanda por este tipo de capacitação.

A escola hoje é um ambiente que necessita estar preparado para atender os diversos públicos, incluindo alunos com deficiência, sendo que a Audiodescrição na Escola atende especialmente alunos com deficiência visual, sendo extensivo a alunos com transtornos neurológicos como dislexia, autismo, síndrome de down e déficit de atenção.

Esta formação permite a capacitação de professores para promover um ambiente mais inclusivo em sala de aula, através da audiodescrição, recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento das pessoas com deficiência ou transtornos neurológicos a todos os tipos de imagens e eventos, sejam eles educacionais, sociais, culturais ou religiosos, por meio de informação sonora, transformando o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à informação, contribuindo para a inclusão escolar, social e cultural.

O curso é desenvolvido na modalidade a distância, com carga horária total de 180h.

Conheça a ementa do curso AQUI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support