Pesquisas em andamento

Título: As vozes do Ensino Remoto: abrindo caminhos para a Educação Híbrida

Autora: Débora Cristina Ricardo

Resumo: A partir do cenário da pandemia da covid-19, instaurado no período compreendido entre os anos de 2020 e 2021, tornaram-se prementes um novo olhar social, pedagógico e uma reflexão crítica comparativa entre o modelo tradicional presencial e o modelo on-line de ensino. Um novo paradigma — composto pela mesclagem deles — emergiu e impôs-se como opção de continuidade do processo educacional que tem ocorrido no contexto das instituições de ensino, no decorrer desse momento histórico. Este trabalho teve como objetivo principal, portanto, propor princípios para a aplicabilidade do ensino híbrido, que atendam às necessidades de formação do indivíduo para sociedade atual. A metodologia utilizada, de caráter qualitativo-interpretativista, foi constituída por uma revisão bibliográfica sistemática e, como suporte metodológico teórico, pela análise do discurso francesa. O diálogo e o desenho entre a teoria e a prática construíram a base para a proposta final de diretrizes para a aplicabilidade do ensino híbrido no contexto educacional.


Título: Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior privado

Autora: Janine Lopes Carvalho

Resumo: Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior privado A inclusão de pessoas com deficiência em todos os níveis educacionais, trouxeram benefícios para esta parcela da população que sofreram e ainda sofrem com os processos de exclusão social. Desde 2010 os censos escolares da educação básica e superior indicaram um salto na matrícula de estudantes com deficiência. Inserida neste contexto esse estudo tem como objetivo analisar os impactos da política de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior do segmento privado do Brasil. Para tanto, realizaremos um estudo dividido em três partes: na primeira e segunda parte aplicaremos um questionário on-line às pessoas com deficiência matriculadas em instituições particulares de ensino e na terceira parte faremos entrevistas através do método de história de vida. O corpus de análise da pesquisa são as três etapas do estudo que serão analisados através da Análise do Discurso (AD) na ótica francesa a partir dos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi.


Título: COUNT ON ME: ECOSSISTEMA COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autora: Lívia Fabiana Saço

Resumo: Para reconhecer e apoiar a valorização da diversidade humana como um agente de qualidade na educação inclusiva é fundamental que os processos formativos estejam contextualizados com o avanço da tecnologia digital de informação e comunicação nos diversificados espaços virtuais utilizados na aprendizagem no século XXI. Diante dos desafios para a inclusão educacional o objetivo da pesquisa é desenvolver/acompanhar e implementar uma plataforma colaborativa, para o ensino superior, destinada a incorporar recursos e práticas inclusivas integradas em um ecossistema. O intuito é conectar os acadêmicos, em cooperação mútua, para auxiliar nas indagações com soluções objetivas ou detalhadas, seja no constructo cotidiano ou relacionada a área acadêmica específica, não somente para os estudantes público alvo da educação especial mas, da sociedade acadêmica como um todo.


Título: Biomas brasileiros audiodescritos

Autora: Naiane Dantos Paudarco

Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Profei-CAPES, tendo como foco estabelecer critérios de audiodescrição (AD) para imagens dos biomas brasileiros. Sendo assim, pretende-se disponibilizar para pessoas com deficiência visual, e também outros grupos que se sintam beneficiados em relação ao melhor desenvolvimento do seu entendimento sobre a temática, trazendo a compreensão de forma fidedigna dos diferentes tipos de vegetação do país, estabelecendo critérios e normas para realizar a AD. A audiodescrição é uma tecnologia assistiva e visa promover por meio de estratégias e metodologias o conhecimento referente a um tema, bem como a disponibilidade e garantia de acessibilidade. Para além do toque, sensações ou cheiro que os biomas possam proporcionar às pessoas cegas, a AD transmite elementos suplementares para uma riqueza e ampliação de detalhes nas imagens ou vídeos sobre os biomas, bem como na descrição. Os tipos de vegetação brasileira são trabalhados no ensino fundamental de forma mais aprofundada e assim como os demais conteúdos pedagógicos precisam ser trabalhados de forma inclusiva e cada vez mais acessíveis. O objetivo deste trabalho além de promover a AD deste conteúdo, é mostrar aos professores novas possibilidades de se alcançar qualidade em sala de aula, se adequando as potencialidade dos seus alunos. Os resultados obtidos mostram que, o conhecimento sobre a audiodescrição proporciona ao educador ampliar seus conhecimentos, compartilhar e trocar informações com os colegas e toda a comunidade escolar, propiciando mudanças positivas em todo o ambiente escolar, tornando-o inclusivo.


Título: AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA E ATITUDINAL NO ENSINO SUPERIOR

Autor: Otávio Rodrigues de Paula

Resumo: É cada vez mais evidente a necessidade de se entender como ocorre a chegada de alunos com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) associada aos desafios para a comunidade acadêmica responsável pela oferta desse nível de ensino, principalmente no que diz respeito ao preparo das mesmas, tanto para o acesso, quanto à oferta de condições mínimas de permanência dessa população no meio universitário e ainda, a garantia de terminalidade com êxito de sua formação acadêmica. Nesse sentido, a inclusão desses alunos e a necessidade de acessibilidade passaram a ser cada vez mais requeridas nas IES e diversas pesquisas abordam sobre a acessibilidade física nas IES. No entanto, evidências recentes indicam problemáticas tão importantes quanto, como a acessibilidade pedagógica e atitudinal, ou seja, as metodologias de ensino, as práticas avaliativas, a estrutura curricular das IES e o pertencimento desses alunos na comunidade acadêmica. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é avaliar a acessibilidade pedagógica e atitudinal de IES e verificar se as mesmas atendem às diretrizes de acessibilidade e às necessidades dos alunos com deficiência. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem quali-quantitativa, utilizando como procedimento a pesquisa com survey. Para análise das entrevistas com os alunos com deficiência o dispositivo metodológico da Análise do Discurso, em sua vertente francesa, permitirá ampliar os olhares diante do contexto socioideológico das práticas discursivas subjacentes aos códigos verbais e não verbais das mensagens e sua capacidade de significar e significar-se perante o contexto educacional inclusivo do ensino superior brasileiro.


Título: Identificação de talento esportivo para o voleibol

Autor: Rodrigo de Magalhães Vianna

Resumo: O estudo de coorte transversal, descritivo, avaliará aspectos antropométricos de aproximadamente 1000 (mil) jovens com idade entre 10 e 14 anos, do sexo masculino e feminino. A amostra compreenderá alunos da rede de ensino da cidade de Juiz de Fora, e dados de atletas de voleibol de seleção nacional e estadual. As avaliações envolvidas na bateria de testes multidimensional, direcionará para investigações de atributos antropométricos e físico-motoras, pertinentes e discriminantes para a detecção de talentos para a prática da modalidade esportiva voleibol, como já descrito na literatura da área.

Título: Inclusão na Educação Física Escolar

Autor: Rodrigo de Magalhães Vianna

Resumo: O estudo de caráter descritivo e qualitativo, avaliará as respostas obtidas de aproximadamente 300 professores de educação física que atuam na educação básica nas redes públicas e privadas, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, através de perguntas abertas e fechadas em formulário online, a respeito da inclusão na educação física.


Título: AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS ESTÁTICAS: OBRAS DA COLEÇÃO 25 ANOS DE MURILO MENDES 

Autora: Sandrine Montes Assis de Bem

Resumo: Audiodescrição é recurso de tecnologia assistiva que permite a acessibilidade e autonomia, bem como a igualdade de condições às pessoas com deficiência visual. A utilização desse recurso está assegurada em documentos jurídicos dos direitos e garantias de acessibilidade das pessoas com deficiência visual a fim de atuar na remoção das barreiras comunicacionais e participar no processo de inclusão das pessoas com deficiência. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um roteiro de audiodescrição para as obras da Coleção 25 anos de Murilo Mendes, que estão expostas no Museu Murilo Mendes, em Juiz de Fora MG. A pesquisa, que está sendo desenvolvida em parceria com o Núcleo do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância e o Museu Murilo Mendes, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora.


Título: Tecnologia Assistiva para o Ensino de Dança em Cadeira de Rodas – MTS2Dance 

Autor: José Honório Glanzmann

Resumo: O ensino de dança e uma produção coreográfica para andantes e cadeirantes requerem habilidades especiais, tempo e dedicação de estudantes, dançarinos, professores e coreógrafos. Tradicionalmente, a prática pedagógica educacional da dança segue um modelo no qual os estudantes aprendem por imitação de movimentos modelados por um professor. O professor, normalmente, espera o término de uma sequência de movimentos para apresentar orientações e correções, o que dificulta a adoção sistemática de estratégias de ensino. A literatura apresenta três estratégias que podem facilitar o processo de aprendizagem da dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental. O projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de tecnologia assistiva (TA), o MTS2Dance (Motion Tracking System to Dance). Ela leva em consideração as estratégias mencionadas e utiliza o rastreamento de movimentos corporais por visão computacional para a identificação dos erros dos dançarinos, através de gráficos e vídeos. A expectativa é que, com o uso do MTS2Dance e com a supervisão dos professores e coreógrafos, os dançarinos possam aperfeiçoar os seus movimentos. Os professores e coreógrafos preparam e configuram o ambiente, de acordo com as especificidades dos dançarinos cadeirantes e da coreografia proposta.  Os movimentos dos dançarinos são filmados e a ferramenta analisa os movimentos executados e, apresenta os erros e sugestões de melhorias. A ferramenta visa, inicialmente, ser adotada na prática de dança esportiva em cadeira de rodas, mas acreditamos que ela seja extensível aos dançarinos andantes.

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