Com a proposta de colaborar na difusão do conhecimento em sua área de atuação, o NGIME disponibiliza para acadêmicos e pesquisadores os frutos de um trabalho voltado para a inclusão, em todos os seus aspectos.

Seja no esporte, na escola, na universidade e até mesmo nos espaços culturais, o núcleo hoje se projeta nacional e internacionalmente como difusor e defensor da causa da inclusão.

As pesquisas, fruto desse intenso e profícuo trabalho realizado pelo NGIME, trazem em comum entre si a defesa por essa bandeira e buscam métodos e práticas para a realização da efetiva inclusão: que permita à pessoa com deficiência ser sujeito da sua própria história.

Você encontra aqui os trabalhos acadêmicos produzidos pelos pesquisadores do NGIME. Esperamos que essas reflexões auxiliem na sedimentação e fortalecimento da pesquisa e da inclusão efetiva em nosso país e no mundo.

ALMEIDA, LUCAS BARBOSA ; VIANNA, RODRIGO DE MAGALHÃES . EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO EM IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA. In: III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente, 2022. Anais do III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente – SISAMA, 2022.

ANGELIS, D.S.; SILVA, N . S. P.; LEMOS, P. H. G.; IAMAGUCHI, A. H.; MELO, M. G .C.; OLIVEIRA, I. A. A. (re)(Pensando) a sala informatizada. 1 ed. São Carlos/SP: Pedro & João editores. 2022. 11p.

BRUGIOLO, A. S. S. ; SAÇO, L. F. . Serviço Escola Interdisciplinar: perfil epidemiológico dos pacientes assistidos. REVISTA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, v. 9, p. 17-28, 2021.

CARVALHO, Janine Lopes; FERREIRA, ELIANA LÚCIA. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PARTICULARIDADES DE UM PROCESSO EM EXPANSÃO. In: Eliana Lúcia Ferreira. (Org.). Teoria e métodos do processo de inclusão educacional: visibilidade, materialidade, fragmentos e multiplicidade. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2021, v., p. 71-90.

FERNANDES, LUCIENE RODRIGUES ; ROMARCO, EVANIZE KELLI SIVIERO ; SAÇO, LÍVIA FABIANA ; FERREIRA, ELIANA LUCIA . A audiodescrição na dança em cadeira de rodas. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 10, p. 138-149, 2020.

FERREIRA E L (Org.) ; TAKAKURA, F. I. (Org.) ; VIANNA, R. M. (Org.) . Desafios e Perspectivas para a Equidade Educacional. 1. ed. Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2019. v. 1. 139p .

FERREIRA E L (Org.) ; VIANNA, R. M. (Org.) . Práticas Inclusivas: a Audiodescrição como Ferramenta Pedagógica. 1. ed. Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2020. v. 1. 185p .

FERREIRA E L ; SILVA, G. F. F. ; RICARDO, D. C. ; CARVALHO, J. L. ; VIANNA, R. M. . BIFURCAÇÕES EDUCACIONAIS: ENTRE OS (DES) CAMINHOS DA INCLUSÃO.. In: Ana Claudia Pavão; Eliamar Godoi; Eliana Lucia Ferreira; Flávio Takakura. (Org.). Funcionamento Histórico e Ideológico das Políticas Públicas de Inclusão em Confronto com as Políticas Educacionais para a Diversidade Social. 1ed.Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2019, v. 1, p. 219-247.

FERREIRA, E. L. ; RESENDE, THYARA FIORILLO ; CARVALHO, J. L. ; SILVA, G. F. F. . AUDIODESCRIÇÃO: TECENDO RELAÇÕES ENTRE A ARTE CINEMATOGRÁFICA, TEATRAL E A DANÇA. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 10, p. 55-64, 2020.

FERREIRA, ELIANA LÚCIA ; FERREIRA, G. F. ; RICARDO, DÉBORA CRISTINA ; SANTOS, R. . Instrumentos de Avaliação no Atendimento Educacional Especializado: ressignificando os indicadores de ensino aprendizagem. Avaliações – Reflexões sobre o processo avaliativo no AEE. 1ed.Santa Maria: FACOS – UFMS, 2019, v. 2, p. 199-222.

FERREIRA, ELIANA LÚCIA; SILVA, GISLAINE DE FÁTIMA FERREIRA DA; CARVALHO, JANINE LOPES; RESENDE, THYARA FIORILLO DUARTE. Audiodescrição: tecendo relações entre a arte cinematográfica, teatral e a dança. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 10, p. 55-64, 2020.

GLANZMANN, J. H.; KONSTANTINOVA, E. PROJECT: SCIENCE AND ART In: National Festival of Science, 2018, Tomsk. XXII International conference of students, post-graduate students and young scientists Science and Education. Tomsk: Publishing house – TSPU, 2018. v.1. p.192 – 195.

GLANZMANN, J. H.; KONSTANTINOVA, E.; ALMADA, L. S.; MELLO, A. V. UNITY NO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA FÍSICA In: XII Conferência Internacional de Ciencia e Metodológia, 2019, Tomsk. Anais da XII Conferência Internacional de Ciencia e Metodológia. TOMSK: Editora de TSPU, 2019.

GLANZMANN, J. H.; KONSTANTINOVA, E.; Kojnov, A. Y.; Pianih, E. G. INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN TEACHING AND TRAINING, COMPARISON OF APPROACHES IN RUSSIA AND BRAZIL In: National Festival of Science, 2018, Tomsk. XXII International conference of students, post-graduate students and young scientists ‘Science and Education, 2018. v.1. p.268 – 272

LEMOS, P.H.G.; MELO, M.G.C.; IAMAGUCHI, A.H.; SILVA, N. S.P.; SÁ. K. F. C.; JÚNIOR, M.  S. G.; MALHEIRO, C. A .L. Sala de aula informatizada: uso, mediação, planejamento. 1 ed. Itapiranga/SC: Schreiben, 2021. vl1. 15p.

MARTINS, ANA PAULA PEREIRA ; OLIVEIRA, JARDEL ALEXANDRE FAGUNDES DE ; FARIA, GUSTAVO BRUNO MUNIZ ; SANTOS, JOÃO PEDRO SANTIAGO ; GONTIJO, HENRIQUE CAMPOS ; DINIZ, LETÍCIA NOGUEIRA ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; BRANDAO, CAMILA FERNANDA CUNHA Diferentes abordagens de intervenções para a redução do comportamento sedentário em mulheres durante COVID-19 / Different approaches to interventions to reduce sedentary behavior in women during COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, p. 28859-28872, 2021.

MARTINS, G. L. N.; MARTINS, E. S.; CARVALHO, Janine Lopes. A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PROJETO SOCIAL LUTAR E VENCER DA POLÍCIA MILITAR EM GOVERNADOR VALADARES. Revista de Ciências da Faculdade Univértix, v. 2, p. 1-1, 2020.

MAXIMIANO, V. S. ; HUDSON, T. A. ; FERREIRA, L. K. ; DORNELLAS, L. C. G. ; De Paula, O. R. ; NEVES, C. M. ; CATALDI, C. L. ; MEIRELES, J. F. F. . Nível de atividade física, depressão e ansiedade de estudantes de graduação em Educação Física. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA), v. 16, p. 104-112, 2020.

MEDEIRO, T. ; VIANNA, R. M. . Esporte, Atividade Física e Lazer para crianças e adolescentes com Deficiência da ONG VIDAS. In: 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2021, Juiz de Fora. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. Juiz de Fora: Abragesp, 2021. v. 1. p. 246-248.

OLIVEIRA JUNIOR, P. C.; SANTANA, R. M.; CARVALHO, Janine Lopes. ESCOLHA PROFISSIONAL E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES FORMANDOS DA FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX. Revista de Ciências da Faculdade Univértix, v. 1, p. 1, 2019.

OLIVEIRA, A. J. ; LEITE, J. M. F. ; NASCIMENTO, S. M. ; SAÇO, L. F. . EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL EM UM CENÁRIO PANDÊMICO: A REALIDADE BRASILEIRA EM FOCO. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA), v. 41, p. 127-140, 2021.

PEREIRA, B. S. ; VIANNA, R. M. . A COMPARAÇÃO DE RESULTADOS DE UMA ATLETA COM MA FORMAÇÃO CONGENITA DE MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO: NAS COMPETIÇÕES DE NATAÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS (JEMG) E DAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES ENTRE 2016 E 2018 um estudo de caso. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, v. 20, p. 14-21-21, 2021.

RANGEL, EDUARDO CARVALHO ; VIANNA, RODRIGO DE MAGALHÃES . PERSONAL TRAINER, QUEM É ESSE PROFISSIONAL?. In: III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente, 2022. Anais do III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente – SISAMA.

RESENDE, T. F. ; SAÇO, L. F. ; Ferreira,E.L . Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a tão sonhada inclusão.. DIALOGIA , v. 39, p. 01-12, 2021.

RESENDE, T. F. ; SAÇO, L. F. ; Ferreira,E.L . Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a tão sonhada inclusão.. DIALOGIA , v. 39, p. 01-12, 2021.

RESENDE, THYARA FIORILLO; SAÇO, LÍVIA FABIANA . TEORIA E MÉTODOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL – VISIBILIDADE, MATERIALIDADE, FRAGMENTOS E MULTIPLICIDADE. 0. ed. Juiz de Fora: EDITORA UFJF, 2021. v. 1. 259p.

RICARDO, D,C. EDUCAÇÃO ACESSÍVEL PÓS-PANDEMIA: DO ENSINO REMOTO AO DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM. In: Teoria e métodos do processo de inclusão educacional: visibilidade, materialidade, fragmentos e multiplicidade. Juiz de Fora. Editora: UFJF. 2021

RICARDO, D,C; FERREIRA, E,L.  VOZES DO ENSINO REMOTO: CURRÍCULO E TECNOLOGIA. In: Pandebooks – Cabeças Pensantes na Pandemia. 1 ed, Taubaté: Editora Akademy, 2022, v.4, p.173.

RICARDO, D,C; SAÇO, L.F. AUDIODESCRIÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DO OLHAR DAS BOAS PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE. In: Versão e Inversões na construção do Material Didático Acessível: Audiodescrição. Juiz de Fora. Editora NGIME. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2020, v.5, p. 115 – 126.

RICARDO, D. C. ; FERREIRA, E. L ; SILVA, G. F. F. ; VIANA, R. M. ; CARVALHO, Janine Lopes . BIFURCAÇÕES EDUCACIONAIS: ENTRE OS (DES) CAMINHOS DA INCLUSÃO. In: Ana Cláudia de Oliveira Pavão, Eliamar Godoi, Eliana Lucia Ferreira, Flávio Iassuo Takakura. (Org.). Funcionamento histórico e ideológico das políticas públicas de inclusão em confronto com as políticas educacionais para a diversidade social. 1ed.Juiz de Fora: NGIME – UFJF, 2020, v. 2, p. 219-247.

RICARDO, D. C. ; SAÇO, L. F. ; FERREIRA, E. L. . O DESENHO UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO: NOVOS OLHARES DIANTE DA INCLUSÃO DO SER DEFICIENTE. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1524-1538, 2017.

RICARDO, D. C. ; SAÇO, L. F. ; FERREIRA, E. L. . O DESENHO UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO: NOVOS OLHARES DIANTE DA INCLUSÃO DO SER DEFICIENTE. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1524-1538, 2017.

RICARDO, D. C.; FERREIRA, E. L; SILVA, G. F. F.; VIANA, R. M.; CARVALHO, Janine Lopes. BIFURCAÇÕES EDUCACIONAIS: ENTRE OS (DES) CAMINHOS DA INCLUSÃO. In: Ana Cláudia de Oliveira Pavão, Eliamar Godoi, Eliana Lucia Ferreira, Flávio Iassuo Takakura. (Org.). Funcionamento histórico e ideológico das políticas públicas de inclusão em confronto com as políticas educacionais para a diversidade social. 1ed.Juiz de Fora: NGIME – UFJF, 2019, v. 2, p. 219-247.

RICARDO, D. C.; FERREIRA, ELIANA LÚCIA . Tecnologia Assistiva e Desenho Universal como Paralelos para Acessibilidade do Estudante com Deficiência na Educação Superior. Revista Acadêmica – Ensino de Ciências e Tecnologias, v. 1, p. 01-11, 2017.

SILVA, N.S.P. Mantendo a chama acesa. Cartas a Paulo Freire escritas por quem ousa esperançar. 21ed. Campina Grande/PB: EDUEPB, 2021, v 3, p. 1-660.

VIANNA, R. M.. Apresentação. In: Eliana Lucia Ferreira; Luis Carlos Lira; Rodrigo de Magalhães Vianna. (Org.). VIII ENCONTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA EAD-FAEFID-UFJF ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO FRENTE A NOVOS DESAFIOS. 1ed.Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2020, v. 1, p. 19-20.

VIANNA, R. M.. FORMAÇÃO DO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. In: ELIANA LÚCIA FERREIRA. (Org.). TEORIA E MÉTODOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: VISIBILIDADE, MATERIALIDADE, FRAGMENTOS E MULTIPLICIDADE. 1ed.JUIZ DE FORA: EDITORA UFJF, 2021, v. 1, p. 243-259.

VIANNA, R. M.; FERREIRA E L (Org.) ; LIRA, L. C. (Org.) . VIII ENCONTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA EAD-FAEFID-UFJF ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO FRENTE A NOVOS DESAFIOS. 1. ed. Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2020. v. 1. 114p .

VIANNA, R. M.; HORTA, T A G . PERFIL DE JOVENS ATLETAS DO FESTIVAL DE MINI VÔLEI JF VOLEI. In: 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2021, Juiz de Fora. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. Juiz de Fora: Abragesp, 2021. v. 1. p. 282-285.

VIANNA, R. M.; HORTA, T A G . SELEÇÃO DE JOVENS ATLETAS NO VOLEIBOL: ÓTICA DE TREINADORES ESCOLARES. In: 18 Congresso Científico Fiep Virtual, 2021, Foz do Igua. FIEP Bulletin On-line, 2021. v. 91. p. 11-11.