Aula inaugural reafirma importância da educação a distância para auditório repleto

publicado em 26 05 2014

Takakura, os coordenadores do curso de Licenciatura Helder Guerra e especialização, Eliana Lúcia ao lado do reitor Henrique Duque

Diretor do Cead Flávio Takakura e os coordenadores dos cursos de Licenciatura, Helder Guerra e de Especialização, Eliana Lúcia, ao lado do reitor Henrique Duque

Em clima de total expectativa, cerca de mil alunos dos cursos de educação a distância da UFJF foram recepcionados no salão do Viva Hall neste sábado (24). Com sotaques, vestimentas e culturas distintas os estudantes, reunidos no amplo salão que dá vista ao paredão de pedra, ouviram atentamente as palestras da aula inaugural organizada pelo Centro de Educação a Distância da UFJF.

Logo na entrada, uma música solo de fundo e um café da manhã foram preparados para receber este alunos vindos, tanto de polos do estado de Minas quanto de São Paulo, Espírito Santo e Paraíba. O stand da Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) foi montado para a divulgação de materiais informativos, livros e folderes abordando o trabalho da coordenação, que incentiva a permanência de alunos com deficiência na UFJF. Na abertura oficial, a fala do Diretor do Cead Flávio Iassuo Takakura ressaltou o avanço da educação a distância no país. “Este crescimento está mostrando ao país que a modalidade tem qualidade e os que não acreditam nisto, estão no passado”, enfatizou. “Vocês que hoje ingressam nos cursos a distância podem ter certeza que serão formados como cidadãos críticos da mais alta qualidade e este tipo de cidadão que a UFJF pretende colocar para a sociedade”, afirmou.

 Diante do momento político por qual atravessa a universidade, de escolha do próximo reitor, Takakura fez um alerta aos alunos presentes para despertá-los para a importância de participação nesse processo de escolha. “Desprezar um segmento que conta atualmente com seis mil alunos significa não ter representatividade nessa consulta. A comissão eleitoral, que tem o poder de definir como é que vocês vão participar desse processo de consulta, não quer utilizar atualmente esses recursos online que permitiriam a participação de todos os estudantes de educação a distância. Estamos lutando para todos possam participar, porque entendemos que estudante de ensino a distância não é estudante de segunda categoria.” O diretor solicitou ainda que os estudantes tomassem uma atitude de se manifestar, contando com o apoio do Cead, visando a garantia dos mesmos direitos dos alunos presenciais como apoio estudantil, acesso à biblioteca.

O reitor Henrique Duque, em seu discurso oficial, saudou os presentes e agradeceu pela escolha da instituição. Relembrou as conquistas da educação a distância ao fim dos seus dois mandatos, quando o número de alunos saltou de 200 para seis mil. “Sempre acreditamos na modalidade a distância, há alguns períodos atrás tive oportunidade de visitar todos os polos de ensino a distância e vi de perto dificuldades, lutas e vitórias de cada polo.”

Duque acrescentou ainda sobre as conquistas para a modalidade. “Fizemos aquilo que estava ao nosso alcance para a melhoria da qualidade do curso e a última inovação foi a implantação do scanner planetário, que poderá permitir que alunos da EaD possam entrar em contato com a biblioteca pedindo a digitalização de imagens/textos para serem salvas em pen-drive ou enviadas por e-mail.”

Público assiste atentamente palestras da aula inaugural

Público assiste atentamente palestras da aula inaugural

A palestra “A educação a distância sem distâncias” ministrado pelo prof. Dr. Apolônio Abadio do Carmo (UFU) levou para o público uma visão realista do ensino superior no Brasil, apontando falhas e problemas que precisam ser sanados. Em contrapartida, apontou as vantagens que o ensino a distância apresenta para tentar solucionar algumas dessas questões. “Vivemos um momento impactante, porque nossos mecanismos de informação e as ferramentas de que dispomos nos permitem que a concepção de tempo e espaço ser totalmente modificada, sendo que podemos interagir e levar o conhecimento a maior número de pessoas. Num país continental como o nosso é extremamente difícil se não recorrermos a EaD.”

Dentro da programação o palestrante Prof. Dr. Edison Roberto Cabral da Silva (UFPB) abordou o tema “De mãos dadas com a força de vontade” falando sobre técnicas para aumentar motivação, com estabelecimento de metas, plano de ação e utilização do autoconhecimento. “Para o aluno a distância é muito importante manter o foco e traçar metas claras e possíveis dentro do seu plano de estudo. Ter a mente centrada, tranquila e ser organizado ajudam muito nesse processo de estudo”, explica.

A prof. Ms Carolina Lessa Cataldi abordou os procedimentos iniciais para entrada no ambiente virtual, explicou o passo a passo e tirou as principais dúvidas que surgem durante o curso. “Para vocês o curso começa hoje e a disciplina Introdução a EaD é o momento em que serão introduzidos na plataforma, aprendendo a interagir, enviar tarefas e se familiarizar com o ambiente virtual.”

Na programação cultural, o Prof. Dr. Edison foi o partner “surpresa” da bailarina Luciene Rodrigues, que juntos deram um show de alegria e empolgação no

Dançarinos em apresentação de dança em cadeira de rodas empolgam público

Dançarinos em apresentação de dança em cadeira de rodas empolgam público

palco. Em seguida Luciene, em parceria com Waldir Gomes abrilhantaram o evento com apresentação de dança em cadeira de rodas.

Encerrada as atividades na parte da manhã com pausa para o almoço, à tarde os cursos de Licenciatura em Educação Física e Especialização em Esportes e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência, ambos coordenados pela profª Drª Eliana Lucia Ferreira, tiveram suas programações específicas nos auditórios do ICH-novo.

Deficiente visual, o aluno Ivan Gomes Pereira veio de Belo Horizonte para assistir à primeira aula do curso de especialização em Esporte e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência”. “Como trabalho com crianças, minha intenção é fazer a formação para me capacitar para trabalhar com movimento, coordenação motora e aplicar isto na prática”, afirma.

Fernando Seixas dos Reis, coordenador de polo veio de Serrana (SP) com ótimas expectativas sobre o curso de especialização. “O curso foi muito bem aceito, até porque temos poucas instituições públicas de ensino superior que oferecem especialização nessa área. Então teve repercussão e aceitação muito boa em nossa região. Tivemos mais candidatos do que vagas, já completamos com uma listinha de espera. Nosso público é composto em sua grande maioria professores da rede pública de ensino, que têm necessidade de se especializar para atender necessidade da demanda de pessoas com deficiência.  É a primeira vez que vamos receber em nossa cidade cursos da UFJF e a expectativa é muito boa, a gente sabe do renome da universidade”, relata.

O relato de Claudineia Nicolau, coordenadora de polo/ CEU Jardim Paulistano (SP) confirma essa impressão. “Os polos de São Paulo tiveram número significativo de inscritos, os alunos têm nos retornado acreditando que a formação farão uma diferença significativa em suas vidas. A parceria com a UFJF é positiva por ser uma grande universidade, de credibilidade, com excelentes profissionais.”

 

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