Em clima de total expectativa, cerca de mil alunos dos cursos de educação a distância da UFJF foram recepcionados no salão do Viva Hall neste sábado (24). Com sotaques, vestimentas e culturas distintas os estudantes, reunidos no amplo salão que dá vista ao paredão de pedra, ouviram atentamente as palestras da aula inaugural organizada pelo Centro de Educação a Distância da UFJF.
Logo na entrada, uma música solo de fundo e um café da manhã foram preparados para receber este alunos vindos, tanto de polos do estado de Minas quanto de São Paulo, Espírito Santo e Paraíba. O stand da Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) foi montado para a divulgação de materiais informativos, livros e folderes abordando o trabalho da coordenação, que incentiva a permanência de alunos com deficiência na UFJF. Na abertura oficial, a fala do Diretor do Cead Flávio Iassuo Takakura ressaltou o avanço da educação a distância no país. “Este crescimento está mostrando ao país que a modalidade tem qualidade e os que não acreditam nisto, estão no passado”, enfatizou. “Vocês que hoje ingressam nos cursos a distância podem ter certeza que serão formados como cidadãos críticos da mais alta qualidade e este tipo de cidadão que a UFJF pretende colocar para a sociedade”, afirmou.
Diante do momento político por qual atravessa a universidade, de escolha do próximo reitor, Takakura fez um alerta aos alunos presentes para despertá-los para a importância de participação nesse processo de escolha. “Desprezar um segmento que conta atualmente com seis mil alunos significa não ter representatividade nessa consulta. A comissão eleitoral, que tem o poder de definir como é que vocês vão participar desse processo de consulta, não quer utilizar atualmente esses recursos online que permitiriam a participação de todos os estudantes de educação a distância. Estamos lutando para todos possam participar, porque entendemos que estudante de ensino a distância não é estudante de segunda categoria.” O diretor solicitou ainda que os estudantes tomassem uma atitude de se manifestar, contando com o apoio do Cead, visando a garantia dos mesmos direitos dos alunos presenciais como apoio estudantil, acesso à biblioteca.
O reitor Henrique Duque, em seu discurso oficial, saudou os presentes e agradeceu pela escolha da instituição. Relembrou as conquistas da educação a distância ao fim dos seus dois mandatos, quando o número de alunos saltou de 200 para seis mil. “Sempre acreditamos na modalidade a distância, há alguns períodos atrás tive oportunidade de visitar todos os polos de ensino a distância e vi de perto dificuldades, lutas e vitórias de cada polo.”
Duque acrescentou ainda sobre as conquistas para a modalidade. “Fizemos aquilo que estava ao nosso alcance para a melhoria da qualidade do curso e a última inovação foi a implantação do scanner planetário, que poderá permitir que alunos da EaD possam entrar em contato com a biblioteca pedindo a digitalização de imagens/textos para serem salvas em pen-drive ou enviadas por e-mail.”
A palestra “A educação a distância sem distâncias” ministrado pelo prof. Dr. Apolônio Abadio do Carmo (UFU) levou para o público uma visão realista do ensino superior no Brasil, apontando falhas e problemas que precisam ser sanados. Em contrapartida, apontou as vantagens que o ensino a distância apresenta para tentar solucionar algumas dessas questões. “Vivemos um momento impactante, porque nossos mecanismos de informação e as ferramentas de que dispomos nos permitem que a concepção de tempo e espaço ser totalmente modificada, sendo que podemos interagir e levar o conhecimento a maior número de pessoas. Num país continental como o nosso é extremamente difícil se não recorrermos a EaD.”
Dentro da programação o palestrante Prof. Dr. Edison Roberto Cabral da Silva (UFPB) abordou o tema “De mãos dadas com a força de vontade” falando sobre técnicas para aumentar motivação, com estabelecimento de metas, plano de ação e utilização do autoconhecimento. “Para o aluno a distância é muito importante manter o foco e traçar metas claras e possíveis dentro do seu plano de estudo. Ter a mente centrada, tranquila e ser organizado ajudam muito nesse processo de estudo”, explica.
A prof. Ms Carolina Lessa Cataldi abordou os procedimentos iniciais para entrada no ambiente virtual, explicou o passo a passo e tirou as principais dúvidas que surgem durante o curso. “Para vocês o curso começa hoje e a disciplina Introdução a EaD é o momento em que serão introduzidos na plataforma, aprendendo a interagir, enviar tarefas e se familiarizar com o ambiente virtual.”
Na programação cultural, o Prof. Dr. Edison foi o partner “surpresa” da bailarina Luciene Rodrigues, que juntos deram um show de alegria e empolgação no
palco. Em seguida Luciene, em parceria com Waldir Gomes abrilhantaram o evento com apresentação de dança em cadeira de rodas.
Encerrada as atividades na parte da manhã com pausa para o almoço, à tarde os cursos de Licenciatura em Educação Física e Especialização em Esportes e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência, ambos coordenados pela profª Drª Eliana Lucia Ferreira, tiveram suas programações específicas nos auditórios do ICH-novo.
Deficiente visual, o aluno Ivan Gomes Pereira veio de Belo Horizonte para assistir à primeira aula do curso de especialização em Esporte e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência”. “Como trabalho com crianças, minha intenção é fazer a formação para me capacitar para trabalhar com movimento, coordenação motora e aplicar isto na prática”, afirma.
Fernando Seixas dos Reis, coordenador de polo veio de Serrana (SP) com ótimas expectativas sobre o curso de especialização. “O curso foi muito bem aceito, até porque temos poucas instituições públicas de ensino superior que oferecem especialização nessa área. Então teve repercussão e aceitação muito boa em nossa região. Tivemos mais candidatos do que vagas, já completamos com uma listinha de espera. Nosso público é composto em sua grande maioria professores da rede pública de ensino, que têm necessidade de se especializar para atender necessidade da demanda de pessoas com deficiência. É a primeira vez que vamos receber em nossa cidade cursos da UFJF e a expectativa é muito boa, a gente sabe do renome da universidade”, relata.
O relato de Claudineia Nicolau, coordenadora de polo/ CEU Jardim Paulistano (SP) confirma essa impressão. “Os polos de São Paulo tiveram número significativo de inscritos, os alunos têm nos retornado acreditando que a formação farão uma diferença significativa em suas vidas. A parceria com a UFJF é positiva por ser uma grande universidade, de credibilidade, com excelentes profissionais.”