Fruto de intenso trabalho, NGIME consolida conquistas ao longo do ano

publicado em 19 12 2014

montagem2Dedicação, compromisso com a causa da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, e muito trabalho. Este é o resumo do ano de 2014 para o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância na UFJF.

O balanço de final de ano não poderia ser melhor para o NGIME/UFJF que cada vez mais se consolida no cenário nacional e internacional como núcleo de referência da Universidade Federal de Juiz de Fora que se empenha em promover a educação física inclusiva. Estimular a inclusão e acessibilidade através do ensino é uma das principais funções do NGIME/UFJF, que atua há mais de sete anos oferecendo cursos de graduação, aperfeiçoamento, especialização e extensão sobre essa temática, na modalidade a distância, para alunos de todo Brasil.

Uma grande conquista este ano foi a expansão do número de polos que passaram a ofertar a 6ª versão da Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas, oferecida pelo NGIME/UFJF, alcançando 18 polos presentes nos estados de Minas, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo, Rio de Janeiro. Em maio, o NGIME deu boas vindas para os alunos deste curso, e também para os alunos da Graduação em Educação Física na modalidade a Distância, em Aula Inaugural realizada na UFJF. Já o Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar, outro curso oferecido pelo NGIME, encerrou as atividades da 8ª turma no início de dezembro e os preparativos já estão em andamento para nova turma que será aberta em 2015.

A atuação do NGIME na sociedade não se restringe somente ao esporte, promovendo a inclusão em diversos campos sociais como a cultura. Outra grande vitória para o núcleo foi a parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que permitiu a oferta pioneira da 1ª Especialização em Audiodescrição do país, que teve início em março deste ano. Através desse curso, profissionais estão sendo capacitados para promover esse recurso de acessibilidade, que permite que pessoas com deficiência visual possam ter acesso a produtos culturais (teatro, cinema, TV, exposições em museus) através da audiodescrição das imagens. A primeira turma se forma em agosto de 2015. Essa é mais uma prova do compromisso do NGIME com a inclusão das pessoas com deficiência, em todas as suas vertentes.

Eventos

A promoção de cursos, eventos científicos e seminários agitou o ano do NGIME, sempre preocupado em estimular e promover o conhecimento na área. Em maio teve início o V Curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, que culminou no módulo prático do curso realizado em julho deste ano. Bailarinos de todo Brasil estiveram em Juiz de Fora para aprender técnicas de manejo de dança em cadeira de rodas com a Prof.ª Luciene Rodrigues Fernandes, atual presidente da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas. Ainda neste quesito, o NGIME promoveu em dezembro o 13º Campeonato de Dança em Cadeira de Rodas, em Governador Valadares.

Com apoio da Fapemig, o NGIME promoveu em novembro seminário que discutiu o câncer de mama e a atividade física em Governador Valadares. No final do mês como encerramento das atividades da 4ª turma de Especialização em Atividades Físicas Inclusivas, realizou o IV Encontro EaD, com a presença de cerca de 200 alunos vindos de nove polos espalhados pelo interior de Minas.

Ainda como forma de divulgação de sua atuação, o NGIME firmou em agosto parceria com a Rádio Web Cead para transmissão do programa Educação Física em foco, levando conteúdo e informação para os alunos dos cursos a distância.

Diversas parcerias também foram feitas ao longo do ano e convênios foram firmados, visando ampliar o escopo de atuação do NGIME. Uma delas como a parceria com o OBEDUC para desenvolvimento do projeto “Acessibilidade no ensino superior” e também com a Univás, que fomenta pesquisas no campo dos discursos sobre a inclusão. Livros também foram lançados, tendo em vista a democratização do conhecimento, como os títulos “Eu faço parte desta história: inclusão na Universidade Federal de Juiz de Fora” e “Discursos sobre a inclusão”.

Para 2015 o NGIME se prepara para receber o II Congresso da Associação Latino-americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança, que será realizado na UFJF. E, como reconhecimento de sua atuação à frente do NGIME, a professora Drª. Eliana Lucia Ferreira, coordenadora do núcleo, foi convidada a assumir no MEC, em Brasília, o cargo de Coordenadora-Geral da Política Pedagógica da Educação Especial. Essa nomeação enche de orgulho o NGIME pelo trabalho realizado pela equipe e pela certeza de que vale lutar pelo ideal de uma sociedade mais igualitária para todos!