NGIME e Univás realizam encontro para definir estratégias

publicado em 26 08 2014

1 (19)

Eliana Lucia e Eni Orlandi em conjunto com pesquisadoras realizam encontro de trabalho na Univás

A parceria entre o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem tem rendido bons frutos através de convênio de trabalho entre as duas instituições. Entre os dias 21 e 22 de agosto a coordenadora do NGIME, Eliana Lucia Ferreira e a coordenadora pedagógica, Flávia Ceccon estiveram em Pouso Alegre participando da “IV Jornada Nacional Discurso e Inclusão: Efeitos na Sociedade.” Em paralelo à jornada, foi realizada uma reunião de trabalho no dia seguinte.

A temática da jornada abordou temas que fazem a intersecção das linhas de pesquisas dos dois grupos. Trabalhando com o ensino de práticas inclusivas na escola através da oferta de cursos de aperfeiçoamento e especialização na modalidade a distância que visam incluir as pessoas com deficiência na sociedade através do esporte, o NGIME/UFJF leva para o convênio toda essa experiência. Já o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem conta com a credibilidade de pesquisadores experientes que utilizam a metodologia da Análise do Discurso para atribuir sentido aos acontecimentos tendo como coordenadora a profª Drª Eni Orlandi.  Na junção destas duas propostas, nasceu o convênio que tem o objetivo de olhar discursivamente para materiais que serão coletados junto a alunos dos cursos do NGIME/UFJF com objetivo de avaliá-los para propor inovações que possam contribuir para a uma educação efetivamente inclusiva e que possa nortear a condução de políticas públicas que caminhem neste sentido. Lançado durante a jornada, o livro “Discursos sobre a inclusão”, organizado por Eliana Lucia e Eni Orlandi congrega artigos de pesquisadores que refletem sobre essa temática.

Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem Eni Orlandi comentou a proposta do convênio e o que

Eni Orlandi reflete sobre fato e acontecimento na jornada

espera como resultado. “Me sinto muito satisfeita com este convênio, conheço a Eliana de muito tempo e já trabalhei com ela e tive confiança desde o início na equipe que ela formou para este trabalho. Pensar em inclusão na escola e na sociedade em geral, significa pensar em uma redefinição de acessibilidade. Só posso chegar a compreender isso pelo trabalho que estamos fazendo e sabia que nesse convênio iríamos abrir portas diferentes sobre essa questão da inclusão e acho que Brasil precisa muito disso.”

Também a Coordenadora do NGIME/UFJF Eliana Lucia se mostrou satisfeita com a reunião. “Ouvir a Eni é sempre maravilhoso, ela consegue transcender tudo aquilo que pensávamos acreditar. Nosso convênio foi firmado com a proposta de duração de cinco anos e acredito que neste tempo vamos construir um intercâmbio que somente nos auxiliará na prática de nosso trabalho e na função social de refletir e pensar sobre a inclusão.”

Avaliação do encontro

Na visão da coordenadora pedagógica do NGIME Flávia Ceccon, o encontro foi muito proveitoso. “As duas equipes têm profissionais gabaritados e interessados que o convênio se realize da melhor forma possível. Nossa ida foi importante para conhecermos o espaço físico, os alunos e direcionar os trabalhos.”

Eliana (à esquerda), Renata e Graciely (á direita) compõem mesa redonda que discute inclusão na sociedade

Eliana (à esquerda), Renata (centro) e Greciely (à direita) compõem mesa redonda que discute inclusão na sociedade

Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (NUPEL) da Univás, Greciely Cristina da Costa avalia o evento. “A jornada era um evento muito esperado, justamente por conta de uma demanda de se refletir a inclusão na sociedade nos diversos espaços e, principalmente, discutir o tema da inclusão de diferentes perspectivas. Então a vinda das docentes mostrando como o NGIME está pensando e atuando com relação ao tema da inclusão e, principalmente, com relação à inclusão escolar foi muito produtivo para relacionar com aquilo que nós, da Linguagem, temos observado nas políticas públicas, na arte, no discurso da ciência, que vão produzindo certo sentido sobre inclusão. Estes por sua vez, estão espalhados na sociedade construindo imaginários e impedindo, por sua vez, que certas políticas públicas aconteçam na sua prática, de fato.”

A docente do programa Renata Cristina de Barros vê ainda outras contribuições do programa. “O primeiro resultado é a formação dos alunos que estão em relação com o programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem e com o NGIME. Eles têm acompanhado isso de perto, conseguimos envolvê-los numa prática de pesquisa propriamente dita. O segundo resultado é a elaboração de materiais que fomentam demais pesquisas, que extrapolam os muros da universidade.”

Já a docente do programa Paula Chiaretti pensa que os resultados de pesquisas serão de grande importância, “Hoje vemos se efetivar nesse planejamento de que maneira podemos articular a temática da inclusão, analisando o que aconteceu e pensando em práticas futuras.”