NGIME/UFJF participa de projeto que mapeia acessibilidade no ensino superior

publicado em 08 10 2014

logo-assessibilidadeCom o objetivo de mapear a inclusão de pessoas no ensino superior, a UFJF através do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância participa do projeto “Acessibilidade no Ensino Superior”, financiado pelo Observatório da Educação (OBEDUC) da CAPES. O projeto, desenvolvido pela Unesp (Marília) em articulação com pesquisadores de diversas universidades do Brasil discute o avanço do processo de inclusão em todos os níveis educacionais, como preconizado pela Política nacional de educação.

 Conta ainda com a participação de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação das seguintes universidades: UEM-PR, UEL-PR, UFSC-SC, UTP-PR, UNESP-SP (Araraquara, Bauru e Marília), USP/Ribeirão Preto e UFSCar-SP. Constituem os objetivos centrais desta pesquisa levantar e analisar as políticas públicas de Educação Superior; analisar a evolução da matrícula de pessoas com deficiência no ensino superior; investigar o exame vestibular nas universidades públicas; averiguar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura e pedagogia; examinar as condições de acessibilidade; produzir mídias instrumentais que viabilizem o processo de inclusão no ensino superior.

De acordo com a coordenadora do NGIME/UFJF Eliana Lucia Ferreira, “O ensino superior público atravessa um momento histórico-social desafiador. Tornar a educação superior igualmente acessível a todos que desejam cursá-la tem se constituído uma das principais metas dos que legislam sobre o direito básico do acesso à Educação.”

Como pesquisador vinculado ao NGIME/UFJF e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, José Guilherme Almeida desenvolve no âmbito do projeto a pesquisa “A individualização do sujeito: significados e deslocamentos da/na articulação das pessoas com deficiência no ensino superior e na sociedade”. Esta pesquisa se propõe a analisar a evolução da matrícula de estudantes com deficiência nos cursos de graduação na UFJF e identificar como esses se relacionam com o outro no cotidiano universitário e se objetivam nos sentidos constituintes dos discursos circulantes no ensino superior.

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support