Ementas

1º período (MÓDULO I)

Introdução a EAD e ao ambiente virtual de aprendizagem

Conceito e aplicação da atividade física para pessoas com deficiência

Neuropatologia das diversas categorias da deficiência

Desenvolvimento humano comparado

Aspectos filosóficos, históricos e sociológicos dos deficientes

2º período (MÓDULO II)

Atividades físicas esportivas para pessoas com deficiência física

Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência mental

Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência visual

Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência auditiva

Esporte Paralímpico

3º período (MÓDULO III)

Atividades escolares inclusivas

Pesquisa em Educação Física aplicada à pessoa com deficiência

Orientação do Projeto de Pesquisa em Educação Física

Monografia em Educação Física aplicada a pessoa com deficiência

Introdução a EAD e ao ambiente virtual de aprendizagem

Ementa:Trata dos fundamentos da EAD, enfatizando a organização de sistemas de EAD: Processo de comunicação, processo de tutoria, avaliação, processo de gestão e produção de material didático. Relação dos sujeitos daprática pedagógica no contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Apropriação do AmbienteVirtual de Aprendizagem.

Conceito e aplicação da atividade física para pessoas com deficiência

Ementa:Trata das definições e de conceitos de atividade física e de esportes para pessoas com deficiência, apontando as diferenças terminológicasexistentes e as possibilidades de aplicação prática das atividades para as pessoas com deficiência. Apresenta fundamentação sobre osparadigmas inclusivos, sobre a herança histórica a respeito da deficiência, sobre inclusão e sobre a Educação Física sob a ótica dos direitos detodos.

Neuropatologia das diversas categorias da deficiência

Ementa:Discute em sentido amplo e restrito, os conhecimentos básicos sobre os esportes praticados pelas pessoas com deficiência,bem como seus principais benefícios e malefícios.Bases neurofuncionais das deficiências

Sistema nervoso e suas estruturas;Funções de cada parte do sistema nervoso, das mais simples às mais complexas.Características do desenvolvimento do sistema nervoso e as possíveis lesões durante o mesmo.Neuropatologia das diversas deficiênciasSistema nervoso e suas estruturas;Lesões que causam as

diversas deficiências. Características do desenvolvimento das deficiências e suas sequelas.

Desenvolvimento humano comparado

Ementa:Estudo do desenvolvimento humano nos aspectos motor, cognitivo e sócio afetivo, da infância até a idade adulta,comparado á aprendizagem da pessoa com deficiência.

Aspectos filosóficos, históricos e sociológicos dos deficientes

Ementa: Relação estabelecida entre os homens nas diferentes épocas de nossa história e, dentro desta, enfoca especificamente, as questões relativas à discriminação, segregação e dos múltiplos problemas vivenciados pelas pessoas com deficiência em cada época. Examina questões envolvendo os conceitos de diferença, integração e inclusão no modo de produção capitalista.

Atividades físicas esportivas para pessoas com deficiência física

Ementa: Propiciar ao aluno conhecimentos básicos sobre os esportes praticados pelas pessoas com deficiência física, bem como discutir seus principais benefícios e as melhores praticas.

Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência mental

Ementa: Estuda a deficiência mental, conceitos e características; a pessoa com deficiência mental, seu corpo, movimento, dificuldades cognitivas e motoras durante as atividades físicas e esportivas; programas nacionais e internacionais de esportes unificados.

Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência visual

Ementa: Trata dos conceitos e características da pessoa com deficiência visual, seu corpo, movimento, orientação e mobilidade; atividades físicas e esportivas voltadas para as diferentes categorias de deficiências visuais.

Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência auditiva

Ementa: Deficiência auditiva: considerações gerais, educação dos surdos; língua de sinais; estratégias de ensino ecomunicação dentro e fora das atividades físicas e esportivas;

Esporte Paralímpico

Ementa: Trata com detalhes dos esportes paraolímpicos e sua relação com o desempenho do deficiente sob o esforço, suas limitações e possibilidades,por meio de discussões sobre avaliação funcional para os esportes, sob a ótica da Biomecânica, Psicologia do esporte e estrutura dotreinamento desportivo.

Atividades escolares inclusivas

Ementa: Relação entre as metas da Política Nacional de Inclusão e os objetivos e função da escola pública brasileira; conhecimentos veiculados pela Educação Física; novas propostas metodológicas para a educação Física na perspectiva da inclusão escolar.

Pesquisa em Educação Física aplicada à pessoa com deficiência

Ementa: Diferentes métodos e técnicas da pesquisa; exame de resumos, problemas, objetivos, hipóteses e delineamentos de pesquisas elaboradas em diversas matrizes epistêmicas; construção de instrumentos de coleta e análise de dados essenciais à pesquisa científica; escolha do tema; revisão de literatura; problematização; seleção e delimitação do problema de pesquisa; formulação de hipótese(s), do objetivo geral e dos objetivos específicos; escolha dos procedimentos de coletas de dados; previsão dos recursos e produção escrita do planejamento ou projeto científico e estruturação definitiva da monografia.

Orientação do Projeto de Pesquisa em Educação Física

Ementa: Diferentes métodos e técnicas da pesquisa; exame de resumos, problemas, objetivos, hipóteses e delineamentos de pesquisas elaboradas em diversas matrizes epistêmicas; construção de instrumentos de coleta e análise de dados essenciais à pesquisa científica; escolha do tema; revisão de literatura; problematização; seleção e delimitação do problema de pesquisa; formulação de hipótese(s), do objetivo geral e dos objetivos específicos; escolha dos procedimentos de coletas de dados; previsão dos recursos e produção escrita do planejamento ou projeto científico e estruturação definitiva da monografia.

Monografia em Educação Física aplicada a pessoa com deficiência

Ementa: Trabalho final do curso, realizado por meio de atividades extracurriculares, sob a orientação do professor orientador; apresentação do trabalho de conclusão de curso para banca examinadora.

Especialização em esportes e atividades físicas para pessoas com deficiência

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support