1º período (MÓDULO I)
Introdução a EAD e ao ambiente virtual de aprendizagem
Conceito e aplicação da atividade física para pessoas com deficiência
Neuropatologia das diversas categorias da deficiência
Desenvolvimento humano comparado
Aspectos filosóficos, históricos e sociológicos dos deficientes
2º período (MÓDULO II)
Atividades físicas esportivas para pessoas com deficiência física
Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência mental
Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência visual
Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência auditiva
Esporte Paralímpico
3º período (MÓDULO III)
Atividades escolares inclusivas
Pesquisa em Educação Física aplicada à pessoa com deficiência
Orientação do Projeto de Pesquisa em Educação Física
Monografia em Educação Física aplicada a pessoa com deficiência
Introdução a EAD e ao ambiente virtual de aprendizagem
Ementa:Trata dos fundamentos da EAD, enfatizando a organização de sistemas de EAD: Processo de comunicação, processo de tutoria, avaliação, processo de gestão e produção de material didático. Relação dos sujeitos daprática pedagógica no contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Apropriação do AmbienteVirtual de Aprendizagem.
Conceito e aplicação da atividade física para pessoas com deficiência
Ementa:Trata das definições e de conceitos de atividade física e de esportes para pessoas com deficiência, apontando as diferenças terminológicasexistentes e as possibilidades de aplicação prática das atividades para as pessoas com deficiência. Apresenta fundamentação sobre osparadigmas inclusivos, sobre a herança histórica a respeito da deficiência, sobre inclusão e sobre a Educação Física sob a ótica dos direitos detodos.
Neuropatologia das diversas categorias da deficiência
Ementa:Discute em sentido amplo e restrito, os conhecimentos básicos sobre os esportes praticados pelas pessoas com deficiência,bem como seus principais benefícios e malefícios.Bases neurofuncionais das deficiências
Sistema nervoso e suas estruturas;Funções de cada parte do sistema nervoso, das mais simples às mais complexas.Características do desenvolvimento do sistema nervoso e as possíveis lesões durante o mesmo.Neuropatologia das diversas deficiênciasSistema nervoso e suas estruturas;Lesões que causam as
diversas deficiências. Características do desenvolvimento das deficiências e suas sequelas.
Desenvolvimento humano comparado
Ementa:Estudo do desenvolvimento humano nos aspectos motor, cognitivo e sócio afetivo, da infância até a idade adulta,comparado á aprendizagem da pessoa com deficiência.
Aspectos filosóficos, históricos e sociológicos dos deficientes
Ementa: Relação estabelecida entre os homens nas diferentes épocas de nossa história e, dentro desta, enfoca especificamente, as questões relativas à discriminação, segregação e dos múltiplos problemas vivenciados pelas pessoas com deficiência em cada época. Examina questões envolvendo os conceitos de diferença, integração e inclusão no modo de produção capitalista.
Atividades físicas esportivas para pessoas com deficiência física
Ementa: Propiciar ao aluno conhecimentos básicos sobre os esportes praticados pelas pessoas com deficiência física, bem como discutir seus principais benefícios e as melhores praticas.
Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência mental
Ementa: Estuda a deficiência mental, conceitos e características; a pessoa com deficiência mental, seu corpo, movimento, dificuldades cognitivas e motoras durante as atividades físicas e esportivas; programas nacionais e internacionais de esportes unificados.
Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência visual
Ementa: Trata dos conceitos e características da pessoa com deficiência visual, seu corpo, movimento, orientação e mobilidade; atividades físicas e esportivas voltadas para as diferentes categorias de deficiências visuais.
Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência auditiva
Ementa: Deficiência auditiva: considerações gerais, educação dos surdos; língua de sinais; estratégias de ensino ecomunicação dentro e fora das atividades físicas e esportivas;
Esporte Paralímpico
Ementa: Trata com detalhes dos esportes paraolímpicos e sua relação com o desempenho do deficiente sob o esforço, suas limitações e possibilidades,por meio de discussões sobre avaliação funcional para os esportes, sob a ótica da Biomecânica, Psicologia do esporte e estrutura dotreinamento desportivo.
Atividades escolares inclusivas
Ementa: Relação entre as metas da Política Nacional de Inclusão e os objetivos e função da escola pública brasileira; conhecimentos veiculados pela Educação Física; novas propostas metodológicas para a educação Física na perspectiva da inclusão escolar.
Pesquisa em Educação Física aplicada à pessoa com deficiência
Ementa: Diferentes métodos e técnicas da pesquisa; exame de resumos, problemas, objetivos, hipóteses e delineamentos de pesquisas elaboradas em diversas matrizes epistêmicas; construção de instrumentos de coleta e análise de dados essenciais à pesquisa científica; escolha do tema; revisão de literatura; problematização; seleção e delimitação do problema de pesquisa; formulação de hipótese(s), do objetivo geral e dos objetivos específicos; escolha dos procedimentos de coletas de dados; previsão dos recursos e produção escrita do planejamento ou projeto científico e estruturação definitiva da monografia.
Orientação do Projeto de Pesquisa em Educação Física
Ementa: Diferentes métodos e técnicas da pesquisa; exame de resumos, problemas, objetivos, hipóteses e delineamentos de pesquisas elaboradas em diversas matrizes epistêmicas; construção de instrumentos de coleta e análise de dados essenciais à pesquisa científica; escolha do tema; revisão de literatura; problematização; seleção e delimitação do problema de pesquisa; formulação de hipótese(s), do objetivo geral e dos objetivos específicos; escolha dos procedimentos de coletas de dados; previsão dos recursos e produção escrita do planejamento ou projeto científico e estruturação definitiva da monografia.
Monografia em Educação Física aplicada a pessoa com deficiência
Ementa: Trabalho final do curso, realizado por meio de atividades extracurriculares, sob a orientação do professor orientador; apresentação do trabalho de conclusão de curso para banca examinadora.