O Curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência teve sua primeira oferta pelo NGIME no ano de 2010. Atualmente, a pós-graduação caminha para a finalização de sua 9ª turma, com foco na formação de professores de Educação Física e áreas afins para estimular e promover a inclusão de pessoas com deficiência na escola.

A crescente presença e participação de pessoas com deficiência nos ambientes escolares, suscitou a demanda para a criação deste curso com uma temática bastante atualizada e que conta, com professores com experiência e vivência nesta área, capazes de auxiliar aos alunos na construção de novos olhares sobre a deficiência e a trilhar seus próprios caminhos para possibilitar uma prática docente inclusiva e que promova a cidadania.

 Por esses motivos, já ganhou reconhecimento público no meio acadêmico como importante propulsor da diversidade e da aceitação das pessoas com deficiência na sociedade. O curso é distribuído em três módulos, com duração prevista de um ano e seis meses, totalizando 360h, sendo ofertado na modalidade semipresencial com atividades presenciais realizadas nos polos, de acordo com cada oferta. Essa pós-gradução é o produto da intensa e profícua atuação do NGIME/UFJF há cerca de 10 anos no campo da pesquisa e ensino, ao cumprir importante função social na formação continuada de professores capacitados a promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade

Objetivo

O objetivo geral do curso é estimular e intensificar a participação das pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física, sendo essa participação uma possibilidade de reconhecimento e viabilização da cidadania. Além disso, deverá promover um aprofundamento em conhecimentos teóricos e práticos relacionados à atividade física para pessoas com deficiência e formar recursos humanos para desenvolvimento de programas de atividades físicas inclusivas e paradesportos.

Metodologia

A metodologia se baseia na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, com utilização da Plataforma Moodle e Webconferências. Essa dinâmica tem modificado a relação entre alunos e professores, com a adoção de práticas pedagógicas que se utilizam de ferramentas interativas, propiciadas pelas novas tecnologias, possibilitando uma participação colaborativa e contributiva dos alunos no desenvolvimento de cursos na modalidade a distância.

Além das atividades específicas de cada disciplina, o aluno deverá:

1 – Ler o livro texto e a bibliografia indicada;

2 – Estudar as apresentações digitais (aulas);

3 – Participar das atividades solicitadas na plataforma (fóruns, envio de tarefas, questionários, wikis, webconferências, entre outras).