O Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola, em sua primeira oferta pelo NGIME/UFJF, é resultado de uma parceria frutífera entre o núcleo e professores pioneiros em trazer este recurso de acessibilidade comunicacional para o Brasil. Desde 2016, quando o NGIME em conjunto com a UFJF foi a primeira instituição de ensino brasileira a oferecer o Curso de Especialização em Audiodescrição formando cerca de 40 profissionais, percebeu-se a crescente demanda por este tipo de capacitação.

A escola hoje é um ambiente que necessita estar preparado para atender os diversos públicos, incluindo alunos com deficiência, sendo que a Audiodescrição na Escola atende especialmente alunos com deficiência visual, sendo extensivo a alunos com transtornos neurológicos como dislexia, autismo, síndrome de down e déficit de atenção.  

Esta formação permite a capacitação de professores para promover um ambiente mais inclusivo em sala de aula, através da audiodescrição, recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento das pessoas com deficiência ou transtornos neurológicos a todos os tipos de imagens e eventos, sejam eles educacionais, sociais, culturais ou religiosos, por meio de informação sonora, transformando o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à informação, contribuindo para a inclusão escolar, social e cultural.

O curso é desenvolvido na modalidade a distância, com carga horária total de 180h.  Essa pós-gradução é o produto da intensa e profícua atuação do NGIME/UFJF há cerca de 10 anos no campo da pesquisa e ensino, ao cumprir importante função social na formação continuada de professores capacitados a promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Objetivo

Formar professores em Audiodescrição na Escola, com conhecimento prático e teórico, de maneira que possam atuar nos mais diversos contextos escolares, implementando o recurso em suas atividades pedagógicas e podendo extrapolá-lo para outros âmbitos e vivências sociais.

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:

– Atuarem na Educação Básica, fomentando a interlocução entre o material didático convencional, as situações vivenciadas na escola e os saberes próprios da Audiodescrição Escolar.

– Desenvolver estratégias de ensino para a promoção de acessibilidade educacional aos alunos com deficiência visual, tanto nas salas comuns de ensino como nas salas multifuncionais.

– Promover e orientar atividades colaborativas entre professores, como práticas acessíveis na atuação docente.

– Contribuir para a compreensão do conceito de audiodescrição e as possibilidades de aplicação na escola.

Metodologia

A metodologia se baseia na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, com utilização da Plataforma Moodle. Essa dinâmica tem modificado a relação entre alunos e professores, com a adoção de práticas pedagógicas que se utilizam de ferramentas interativas, propiciadas pelas novas tecnologias, possibilitando uma participação colaborativa e contributiva dos alunos no desenvolvimento de cursos na modalidade a distância.

Além das atividades específicas de cada disciplina, o aluno deverá: 1 – Ler o livro texto e a bibliografia indicada; 2 – Estudar as apresentações digitais (aulas); 3 – Participar das atividades solicitadas na plataforma (fóruns, envio de tarefas, questionários, wikis, webconferências, entre outras).