APERFEIÇOAMENTO EM AUDIODESCRIÇÃO NA ESCOLA

O Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola, em sua primeira oferta pelo NGIME/UFJF, é resultado de uma parceria frutífera entre o núcleo e professores pioneiros em trazer este recurso de acessibilidade comunicacional para o Brasil. Desde 2016, quando o NGIME em conjunto com a UFJF foi a primeira instituição de ensino brasileira a oferecer o Curso de Especialização em Audiodescrição formando cerca de 40 profissionais, percebeu-se a crescente demanda por este tipo de capacitação.

A escola hoje é um ambiente que necessita estar preparado para atender os diversos públicos, incluindo alunos com deficiência, sendo que a Audiodescrição na Escola atende especialmente alunos com deficiência visual, sendo extensivo a alunos com transtornos neurológicos como dislexia, autismo, síndrome de down e déficit de atenção.  

Esta formação permite a capacitação de professores para promover um ambiente mais inclusivo em sala de aula, através da audiodescrição, recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento das pessoas com deficiência ou transtornos neurológicos a todos os tipos de imagens e eventos, sejam eles educacionais, sociais, culturais ou religiosos, por meio de informação sonora, transformando o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à informação, contribuindo para a inclusão escolar, social e cultural.

O curso é desenvolvido na modalidade a distância, com carga horária total de 180h.  Essa pós-gradução é o produto da intensa e profícua atuação do NGIME/UFJF há cerca de 10 anos no campo da pesquisa e ensino, ao cumprir importante função social na formação continuada de professores capacitados a promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Objetivo

Formar professores em Audiodescrição na Escola, com conhecimento prático e teórico, de maneira que possam atuar nos mais diversos contextos escolares, implementando o recurso em suas atividades pedagógicas e podendo extrapolá-lo para outros âmbitos e vivências sociais.

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:

– Atuarem na Educação Básica, fomentando a interlocução entre o material didático convencional, as situações vivenciadas na escola e os saberes próprios da Audiodescrição Escolar.

– Desenvolver estratégias de ensino para a promoção de acessibilidade educacional aos alunos com deficiência visual, tanto nas salas comuns de ensino como nas salas multifuncionais.

– Promover e orientar atividades colaborativas entre professores, como práticas acessíveis na atuação docente.

– Contribuir para a compreensão do conceito de audiodescrição e as possibilidades de aplicação na escola.

Metodologia

A metodologia se baseia na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, com utilização da Plataforma Moodle. Essa dinâmica tem modificado a relação entre alunos e professores, com a adoção de práticas pedagógicas que se utilizam de ferramentas interativas, propiciadas pelas novas tecnologias, possibilitando uma participação colaborativa e contributiva dos alunos no desenvolvimento de cursos na modalidade a distância.

Além das atividades específicas de cada disciplina, o aluno deverá: 1 – Ler o livro texto e a bibliografia indicada; 2 – Estudar as apresentações digitais (aulas); 3 – Participar das atividades solicitadas na plataforma (fóruns, envio de tarefas, questionários, wikis, webconferências, entre outras).

Aperfeicoamento em audiodescrição na escola

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support