O Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado, em sua primeira oferta pelo NGIME, atende a uma demanda crescente nas escolas por formação continuada de professores para atendimento de alunos com deficiências nas Salas de Recursos Multifuncionais (SER).
Essa capacitação permite aos professores a conquista de subsídios para o aprimoramento da prática pedagógica inclusiva, que contempla conhecimentos relativos à aplicação pedagógica dos recursos de acessibilidade, reconhecendo a escola como um espaço de aprendizagem que impulsiona a conquista da autonomia e estimula o desenvolvimento das relações sociais e de novas competências, mediante as situações desafiadoras.
O curso é desenvolvido na modalidade a distância, com carga horária total de 180h.
Essa pós-gradução é o produto da intensa e profícua atuação do NGIME/UFJF há cerca de 10 anos no campo da pesquisa e ensino, ao cumprir importante função social na formação continuada de professores capacitados a promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
>O CURSO
> Objetivo
Formar, em nível de aperfeiçoamento, professores da educação básica para realizar o AEE nas salas de recursos multifuncionais das escolas / salas comuns.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
• Desenvolver estratégias para a promoção de acessibilidade educacional aos alunos com deficiência nas salas multifuncionais.
• Realizar atividades de cooperação entre professores, como prática fundamental na atuação docente.
• Repensar o material didático convencional e possibilitar a interlocução entre as atividades pedagógicas mais inclusivas.
• Realizar atividades colaborativas entre professores, como prática acessível na atuação docente.
- Metodologia
A metodologia se baseia na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, com utilização da Plataforma Moodle. Essa dinâmica tem modificado a relação entre alunos e professores, com a adoção de práticas pedagógicas que se utilizam de ferramentas interativas, propiciadas pelas novas tecnologias, possibilitando uma participação colaborativa e contributiva dos alunos no desenvolvimento de cursos na modalidade a distância.
Além das atividades específicas de cada disciplina, o aluno deverá: 1 – Ler o livro texto e a bibliografia indicada; 2 – Estudar as apresentações digitais (aulas); 3 – Participar das atividades solicitadas na plataforma (fóruns, envio de tarefas, questionários, wikis, webconferências, entre outras).