Segunda aula presencial do curso de audiodescrição é realizada na UFJF

publicado em 22 07 2014

Bell Machado ministra aula na UFJF na próxima quinta

Bell Machado ministra aula no curso de Audiodescrição na próxima quinta

O aprendizado de técnicas para a descrição de imagens cinematográficas, televisivas e teatrais, que auxiliam na acessibilidade de pessoas com deficiência visual a obras culturais será a temática do 2º encontro presencial do curso de Especialização em Audiodescrição, marcado para os dias 24 e 26 de julho no Auditório da Faculdade de Engenharia da UFJF. O curso é realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Alunos de todo Brasil estarão no campus para as aulas presenciais, que serão ministradas por professores vindos diretamente de São Paulo. A professora Bell Machado inicia os trabalhos, com aulas no dia 24 à tarde e à noite sobre a Audiodescrição no cinema. Ela é audiodescritora na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas e já fez a audiodescrição de aproximadamente 300 filmes.

Bell Machado conta sobre o que espera do encontro.“Minhas expectativas sobre as aulas de Audiodescrição no cinema são as melhores possíveis, pois a linguagem do cinema e os artifícios da montagem é que dão o sentido do filme, portanto, conhecer esses artifícios significa adquirir o respaldo fundamental para uma audiodescrição de qualidade no cinema. Além de tudo, a qualidade dos alunos deste curso é insuperável. Será um encontro maravilhoso!”, acredita.

Lívia Motta fala sobre Audiodescrição no teatro

Lívia Motta fala sobre Audiodescrição no teatro

No dia seguinte, dia 25, de manhã e à tarde, quem ministra aula é a professora Lívia Motta, que fala sobre Audiodescrição no teatro. Lívia trabalha como audiodescritora e professora de cursos de audiodescrição há nove anos e foi coordenadora da implantação dos recursos de acessibilidade comunicacional no Teatro Vivo (São Paulo/SP), o primeiro teatro brasileiro com acessibilidade para pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva e surdos. Na noite do dia 25 e no dia 26 pela manhã, as aulas ficam por conta do professor Maurício Santana que fala sobre a Audiodescrição na TV.

Confira o cronograma completo do curso.

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support