Especialização em Aspectos Metodológicos está com inscrições abertas

publicado em 23 01 2014

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São oferecidas ao todo 50 vagas, direcionadas a profissionais de todas as áreas de conhecimento que serão capacitados na elaboração de projetos de pesquisa para ingresso em programas de pós-graduação strictu sensu (Mestrado e Doutorado) espalhados pelo país.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março, no Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGime), na Faculdade de Educação Física (Faefid), no campus, mediante pagamento de R$ 150 e apresentação dos seguintes documentos: currículo resumido, fotocópia de diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação que conste o protocolo de solicitação do diploma, fotocópia de carteira de identidade e CPF, fotocópia da certidão de nascimento e uma foto 3×4. Antes, o interessado deve acessar o site www.ngime.ufjf.br, clicar no banner “inscrições”, na lateral direita do site e preencher os dados para efetivar seu cadastro e gerar o boleto de pagamento.

O curso tem como público alvo graduados de todas as áreas de conhecimento, cujo objetivo é prepará-los para a elaboração de projetos de pesquisa com chances de aprovação em programas de pós-graduação, devido à articulação de suas áreas de interesse com as linhas de pesquisas desses programas. Além disso, o curso  possibilita a capacitação dos alunos para atuação docente na disciplina Metodologia de Pesquisa.

Segundo a coordenadora, Eliana Lucia Ferreira, a especialização ajuda a abrir portas do universo acadêmico. “É um importante colaborador para ampliar os horizontes dos futuros pós-graduandos, que aprenderão a manusear diferentes metodologias de pesquisa, sendo essencial para todos aqueles que se propõem a construir uma carreira acadêmica séria e bem sucedida”.

Com uma carga de 360 horas (um ano) as aulas estão previstas para começar em março, com encontros quinzenais aos sábados, das 8h às 18h. A especialização em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica está em sua 7ª edição. O valor total do curso é de R$ 4.200, a ser pago em 15 parcelas de R$ 280, além da taxa de matrícula no valor de R$ 150.