Objetivo
Modalidade e Duração
Estrutura Curricular
Disciplina | CH |
Introdução ao EAD e ao ambiente virtual de aprendizagem | 15 |
Desenvolvimento humano comparado | 15 |
Acessibilidade urbana, escolar e esportiva. | 15 |
Conceitos e concepções sobre a deficiência | 15 |
Metodologia de ensino | 15 |
Organização escolar | 15 |
Atividade Física e Deficiência | 15 |
Políticas públicas de inclusão | 15 |
Praticas escolares inclusivas | 30 |
Estudo das Deficiências | 15 |
Esportes e Deficiência | 15 |
Total | 180h |
- EMENTA DO CURSO
- Introdução a EAD e ao ambiente virtual de aprendizagem
Ementa: Fundamentos da EAD. Organização de sistemas de EAD: processo de comunicação, processo de tutoria, avaliação, processo de gestão e produção de material didático. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Apropriação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (específico).
- Desenvolvimento Humano Comparado
Ementa: Estudo do desenvolvimento humano nos aspectos motor, cognitivo e sócio afetivo, da infância até a idade adulta, comparado á aprendizagem da pessoa com deficiência.
- Acessibilidade urbana, escolar e esportiva
Ementa: Estudo e análise das legislações e normas técnicas referentes à acessibilidade das pessoas com deficiência nos espaços escolares, urbanos e esportivos. Identificação das condições arquitetônicas dos diferentes espaços sociais (escolas da rede regular de ensino, hospitais, bancos, cinemas, teatros, bares, clubes, academias, dentre outros).
- Conceitos e Concepções sobre as Deficiências
Ementa: Conceituação da deficiência, identificação de nomenclaturas, terminologias associadas. Aspectos históricos da deficiência levando-se em consideração o contexto prático atual, a atuação do professor junto à pessoas com deficiência.
- Metodologia do Ensino
Ementa: Caracterização, estudo e aplicação de metodologias para atendimento das pessoas
com deficiência no contexto escolar.
- Organização escolar
Ementa: Tendências pedagógicas da Educação e da Educação Física. Organização da escola para atendimento das especificidades do processo de inclusão.
- Atividade Física e Deficiência
Ementa: Educação Física como um dos componentes curriculares da educação básica Processo da inclusão escolar e esportiva. Possibilidades de movimento corporal e atividades coletivas. Esporte para Todos.
Acessibilidade esportiva. Atividades físicas e os esportes para pessoas com deficiência.
- Políticas públicas de inclusão
Ementa: Aspectos históricos e legais do processo de inclusão identificando as características do atendimento as pessoas com deficiência.
- Práticas escolares inclusivas
Ementa: Conteúdo prático sobre jogos, brinquedos cantados, atividades físicas, esportivas e recreativas aplicadas no ambiente escolar voltadas para o processo de inclusão.
- Estudo das Deficiências
Ementa: Aspectos gerais das principais deficiências sensório-motoras e cognitivas como a deficiência visual e a auditiva, as diversas deficiências físicas e também as intelectuais. Caracterização das causas e consequências, aspectos do desenvolvimento e implicações práticas da atuação com esta população.
- Esportes e Deficiência
Ementa: Identificação dos esportes paraolímpicos e outros, voltados para as pessoas com deficiência. Sua organização, regras, adaptações e possibilidades de aplicação para pessoas com deficiência.
5.1. Referências
BAPTISTA, C. R.; SILVA, M. C. Formação, cotidiano(s) e educação especial. Educação e Fronteiras On-line, v. 5, n.13, p. 31-46, mai-ago, 2015.
BOLSANELLO, M. A; ROSS, P. R. Educação especial e avaliação da aprendizagem na escola regular.
Universidade Federal do Paraná. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Curitiba: Ed. Da UFPR, 2005.
BONNIOL, J. J.; VIAL, M. Modelos de avaliação. Textos fundamentais. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). DiárioOficial [da República Federativa do Brasil],
Brasília, DF, 07 jul. 2015. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 15 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF, 2007. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acessado em 15 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar, 2008 a. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Sala de Recursos CELIO SOBRINHO, R.; PANTALEÃO, E.; SÁ, M. G. C.S. O Plano Nacional de Educação e a educação especial.
Cadernos de Pesquisa, v. 16, n. 160, p. 504-525, abr-jun, 2016.
CORREIA, L. M. Educação Especial e Inclusão: quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo. Porto: Porto Editora, 2010.
CORREIA, L. M. Educação Inclusiva e Necessidades Especiais. Braga: Flora Editora

