Objetivo

Capacitar professores para atuar com a Educação Física inclusiva e ampliar as possibilidades de aprendizagem de alunos com deficiência atendidos nas escolas públicas brasileiras.

Modalidade e Duração

Carga horária: 180 horas.

Estrutura Curricular

 

Disciplina

CH

Introdução ao EAD e ao ambiente virtual de aprendizagem

15

Desenvolvimento humano comparado

15

Acessibilidade urbana, escolar e esportiva.

15

Conceitos e concepções sobre a deficiência

15

Metodologia de ensino

15

Organização escolar

15

Atividade Física e Deficiência

15

Políticas públicas de inclusão

15

Praticas escolares inclusivas

30

Estudo das Deficiências

15

Esportes e Deficiência

15

Total

180h

 

  1. EMENTA DO CURSO
  • Introdução a EAD e ao ambiente virtual de aprendizagem

Ementa: Fundamentos da EAD. Organização de sistemas de EAD: processo de comunicação, processo de tutoria, avaliação, processo de gestão e produção de material didático. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Apropriação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (específico).

 

  • Desenvolvimento Humano Comparado

Ementa: Estudo do desenvolvimento humano nos aspectos motor, cognitivo e sócio afetivo, da infância até a idade adulta, comparado á aprendizagem da pessoa com deficiência.

 

  • Acessibilidade urbana, escolar e esportiva

Ementa: Estudo e análise das legislações e normas técnicas referentes à acessibilidade das pessoas com deficiência nos espaços escolares, urbanos e esportivos. Identificação das condições arquitetônicas dos diferentes espaços sociais (escolas da rede regular de ensino, hospitais, bancos, cinemas, teatros, bares, clubes, academias, dentre outros).

 

  • Conceitos e Concepções sobre as Deficiências

Ementa: Conceituação da deficiência, identificação de nomenclaturas, terminologias associadas. Aspectos históricos da deficiência levando-se em consideração o contexto prático atual, a atuação do professor junto à pessoas com deficiência.

 

  • Metodologia do Ensino

Ementa: Caracterização, estudo e aplicação de metodologias para atendimento das pessoas

com deficiência no contexto escolar.

 

  • Organização escolar

Ementa: Tendências pedagógicas da Educação e da Educação Física. Organização da escola para atendimento das especificidades do processo de inclusão.

 

  • Atividade Física e Deficiência

Ementa: Educação Física como um dos componentes curriculares da educação básica Processo da inclusão escolar e esportiva. Possibilidades de movimento corporal e atividades coletivas. Esporte para Todos.

Acessibilidade esportiva. Atividades físicas e os esportes para pessoas com deficiência.

 

  • Políticas públicas de inclusão

Ementa: Aspectos históricos e legais do processo de inclusão identificando as características do atendimento as pessoas com deficiência.

 

  • Práticas escolares inclusivas

Ementa: Conteúdo prático sobre jogos, brinquedos cantados, atividades físicas, esportivas e recreativas aplicadas no ambiente escolar voltadas para o processo de inclusão.

 

  • Estudo das Deficiências

Ementa: Aspectos gerais das principais deficiências sensório-motoras e cognitivas como a deficiência visual e a auditiva, as diversas deficiências físicas e também as intelectuais. Caracterização das causas e consequências, aspectos do desenvolvimento e implicações práticas da atuação com esta população.

 

  • Esportes e Deficiência

Ementa: Identificação dos esportes paraolímpicos e outros, voltados para as pessoas com deficiência. Sua organização, regras, adaptações e possibilidades de aplicação para pessoas com deficiência.

 

5.1. Referências

BAPTISTA, C. R.; SILVA, M. C. Formação, cotidiano(s) e educação especial. Educação e Fronteiras On-line, v. 5, n.13, p. 31-46, mai-ago, 2015.

BOLSANELLO, M. A; ROSS, P. R. Educação especial e avaliação da aprendizagem na escola regular.

Universidade Federal do Paraná. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Curitiba: Ed. Da UFPR, 2005.

BONNIOL, J. J.; VIAL, M. Modelos de avaliação. Textos fundamentais. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). DiárioOficial [da República Federativa do Brasil],

Brasília, DF, 07 jul. 2015. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 15 jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF, 2007. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acessado em 15 jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão

Escolar, 2008 a. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Sala de Recursos CELIO SOBRINHO, R.; PANTALEÃO, E.; SÁ, M. G. C.S. O Plano Nacional de Educação e a educação especial.

Cadernos de Pesquisa, v. 16, n. 160, p. 504-525, abr-jun, 2016.

CORREIA, L. M. Educação Especial e Inclusão: quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo. Porto: Porto Editora, 2010.

CORREIA, L. M. Educação Inclusiva e Necessidades Especiais. Braga: Flora Editora