Produção Científica

Com a proposta de colaborar na difusão do conhecimento em sua área de atuação, o NGIME disponibiliza para acadêmicos e pesquisadores os frutos de um trabalho voltado para a inclusão, em todos os seus aspectos.

Seja no esporte, na escola, na universidade e até mesmo nos espaços culturais, o núcleo hoje se projeta nacional e internacionalmente como difusor e defensor da causa da inclusão.

As pesquisas, fruto desse intenso e profícuo trabalho realizado pelo NGIME, trazem em comum entre si a defesa por essa bandeira e buscam métodos e práticas para a realização da efetiva inclusão: que permita à pessoa com deficiência ser sujeito da sua própria história.

Você encontra aqui os trabalhos acadêmicos produzidos pelos pesquisadores do NGIME. Esperamos que essas reflexões auxiliem na sedimentação e fortalecimento da pesquisa e da inclusão efetiva em nosso país e no mundo.

ALMEIDA, LUCAS BARBOSA ; VIANNA, RODRIGO DE MAGALHÃES . EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO EM IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA. In: III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente, 2022. Anais do III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente – SISAMA, 2022.

ANGELIS, D.S.; SILVA, N . S. P.; LEMOS, P. H. G.; IAMAGUCHI, A. H.; MELO, M. G .C.; OLIVEIRA, I. A. A. (re)(Pensando) a sala informatizada. 1 ed. São Carlos/SP: Pedro & João editores. 2022. 11p.

BRUGIOLO, A. S. S. ; SAÇO, L. F. . Serviço Escola Interdisciplinar: perfil epidemiológico dos pacientes assistidos. REVISTA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, v. 9, p. 17-28, 2021.

CARVALHO, Janine Lopes; FERREIRA, ELIANA LÚCIA. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PARTICULARIDADES DE UM PROCESSO EM EXPANSÃO. In: Eliana Lúcia Ferreira. (Org.). Teoria e métodos do processo de inclusão educacional: visibilidade, materialidade, fragmentos e multiplicidade. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2021, v., p. 71-90.

FERNANDES, LUCIENE RODRIGUES ; ROMARCO, EVANIZE KELLI SIVIERO ; SAÇO, LÍVIA FABIANA ; FERREIRA, ELIANA LUCIA . A audiodescrição na dança em cadeira de rodas. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 10, p. 138-149, 2020.

FERREIRA E L (Org.) ; TAKAKURA, F. I. (Org.) ; VIANNA, R. M. (Org.) . Desafios e Perspectivas para a Equidade Educacional. 1. ed. Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2019. v. 1. 139p .

FERREIRA E L (Org.) ; VIANNA, R. M. (Org.) . Práticas Inclusivas: a Audiodescrição como Ferramenta Pedagógica. 1. ed. Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2020. v. 1. 185p .

FERREIRA E L ; SILVA, G. F. F. ; RICARDO, D. C. ; CARVALHO, J. L. ; VIANNA, R. M. . BIFURCAÇÕES EDUCACIONAIS: ENTRE OS (DES) CAMINHOS DA INCLUSÃO.. In: Ana Claudia Pavão; Eliamar Godoi; Eliana Lucia Ferreira; Flávio Takakura. (Org.). Funcionamento Histórico e Ideológico das Políticas Públicas de Inclusão em Confronto com as Políticas Educacionais para a Diversidade Social. 1ed.Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2019, v. 1, p. 219-247.

FERREIRA, E. L. ; RESENDE, THYARA FIORILLO ; CARVALHO, J. L. ; SILVA, G. F. F. . AUDIODESCRIÇÃO: TECENDO RELAÇÕES ENTRE A ARTE CINEMATOGRÁFICA, TEATRAL E A DANÇA. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 10, p. 55-64, 2020.

FERREIRA, ELIANA LÚCIA ; FERREIRA, G. F. ; RICARDO, DÉBORA CRISTINA ; SANTOS, R. . Instrumentos de Avaliação no Atendimento Educacional Especializado: ressignificando os indicadores de ensino aprendizagem. Avaliações – Reflexões sobre o processo avaliativo no AEE. 1ed.Santa Maria: FACOS – UFMS, 2019, v. 2, p. 199-222.

FERREIRA, ELIANA LÚCIA; SILVA, GISLAINE DE FÁTIMA FERREIRA DA; CARVALHO, JANINE LOPES; RESENDE, THYARA FIORILLO DUARTE. Audiodescrição: tecendo relações entre a arte cinematográfica, teatral e a dança. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 10, p. 55-64, 2020.

GLANZMANN, J. H.; KONSTANTINOVA, E. PROJECT: SCIENCE AND ART In: National Festival of Science, 2018, Tomsk. XXII International conference of students, post-graduate students and young scientists Science and Education. Tomsk: Publishing house – TSPU, 2018. v.1. p.192 – 195.

GLANZMANN, J. H.; KONSTANTINOVA, E.; ALMADA, L. S.; MELLO, A. V. UNITY NO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA FÍSICA In: XII Conferência Internacional de Ciencia e Metodológia, 2019, Tomsk. Anais da XII Conferência Internacional de Ciencia e Metodológia. TOMSK: Editora de TSPU, 2019.

GLANZMANN, J. H.; KONSTANTINOVA, E.; Kojnov, A. Y.; Pianih, E. G. INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN TEACHING AND TRAINING, COMPARISON OF APPROACHES IN RUSSIA AND BRAZIL In: National Festival of Science, 2018, Tomsk. XXII International conference of students, post-graduate students and young scientists ‘Science and Education, 2018. v.1. p.268 – 272

LEMOS, P.H.G.; MELO, M.G.C.; IAMAGUCHI, A.H.; SILVA, N. S.P.; SÁ. K. F. C.; JÚNIOR, M.  S. G.; MALHEIRO, C. A .L. Sala de aula informatizada: uso, mediação, planejamento. 1 ed. Itapiranga/SC: Schreiben, 2021. vl1. 15p.

MARTINS, ANA PAULA PEREIRA ; OLIVEIRA, JARDEL ALEXANDRE FAGUNDES DE ; FARIA, GUSTAVO BRUNO MUNIZ ; SANTOS, JOÃO PEDRO SANTIAGO ; GONTIJO, HENRIQUE CAMPOS ; DINIZ, LETÍCIA NOGUEIRA ; PAULA, OTÁVIO RODRIGUES DE ; BRANDAO, CAMILA FERNANDA CUNHA Diferentes abordagens de intervenções para a redução do comportamento sedentário em mulheres durante COVID-19 / Different approaches to interventions to reduce sedentary behavior in women during COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, p. 28859-28872, 2021.

MARTINS, G. L. N.; MARTINS, E. S.; CARVALHO, Janine Lopes. A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PROJETO SOCIAL LUTAR E VENCER DA POLÍCIA MILITAR EM GOVERNADOR VALADARES. Revista de Ciências da Faculdade Univértix, v. 2, p. 1-1, 2020.

MAXIMIANO, V. S. ; HUDSON, T. A. ; FERREIRA, L. K. ; DORNELLAS, L. C. G. ; De Paula, O. R. ; NEVES, C. M. ; CATALDI, C. L. ; MEIRELES, J. F. F. . Nível de atividade física, depressão e ansiedade de estudantes de graduação em Educação Física. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA), v. 16, p. 104-112, 2020.

MEDEIRO, T. ; VIANNA, R. M. . Esporte, Atividade Física e Lazer para crianças e adolescentes com Deficiência da ONG VIDAS. In: 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2021, Juiz de Fora. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. Juiz de Fora: Abragesp, 2021. v. 1. p. 246-248.

OLIVEIRA JUNIOR, P. C.; SANTANA, R. M.; CARVALHO, Janine Lopes. ESCOLHA PROFISSIONAL E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES FORMANDOS DA FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX. Revista de Ciências da Faculdade Univértix, v. 1, p. 1, 2019.

OLIVEIRA, A. J. ; LEITE, J. M. F. ; NASCIMENTO, S. M. ; SAÇO, L. F. . EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL EM UM CENÁRIO PANDÊMICO: A REALIDADE BRASILEIRA EM FOCO. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA), v. 41, p. 127-140, 2021.

PEREIRA, B. S. ; VIANNA, R. M. . A COMPARAÇÃO DE RESULTADOS DE UMA ATLETA COM MA FORMAÇÃO CONGENITA DE MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO: NAS COMPETIÇÕES DE NATAÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS (JEMG) E DAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES ENTRE 2016 E 2018 um estudo de caso. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, v. 20, p. 14-21-21, 2021.

RANGEL, EDUARDO CARVALHO ; VIANNA, RODRIGO DE MAGALHÃES . PERSONAL TRAINER, QUEM É ESSE PROFISSIONAL?. In: III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente, 2022. Anais do III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente – SISAMA.

RESENDE, T. F. ; SAÇO, L. F. ; Ferreira,E.L . Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a tão sonhada inclusão.. DIALOGIA , v. 39, p. 01-12, 2021.

RESENDE, T. F. ; SAÇO, L. F. ; Ferreira,E.L . Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a tão sonhada inclusão.. DIALOGIA , v. 39, p. 01-12, 2021.

RESENDE, THYARA FIORILLO; SAÇO, LÍVIA FABIANA . TEORIA E MÉTODOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL – VISIBILIDADE, MATERIALIDADE, FRAGMENTOS E MULTIPLICIDADE. 0. ed. Juiz de Fora: EDITORA UFJF, 2021. v. 1. 259p.

RICARDO, D,C. EDUCAÇÃO ACESSÍVEL PÓS-PANDEMIA: DO ENSINO REMOTO AO DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM. In: Teoria e métodos do processo de inclusão educacional: visibilidade, materialidade, fragmentos e multiplicidade. Juiz de Fora. Editora: UFJF. 2021

RICARDO, D,C; FERREIRA, E,L.  VOZES DO ENSINO REMOTO: CURRÍCULO E TECNOLOGIA. In: Pandebooks – Cabeças Pensantes na Pandemia. 1 ed, Taubaté: Editora Akademy, 2022, v.4, p.173.

RICARDO, D,C; SAÇO, L.F. AUDIODESCRIÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DO OLHAR DAS BOAS PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE. In: Versão e Inversões na construção do Material Didático Acessível: Audiodescrição. Juiz de Fora. Editora NGIME. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2020, v.5, p. 115 – 126.

RICARDO, D. C. ; FERREIRA, E. L ; SILVA, G. F. F. ; VIANA, R. M. ; CARVALHO, Janine Lopes . BIFURCAÇÕES EDUCACIONAIS: ENTRE OS (DES) CAMINHOS DA INCLUSÃO. In: Ana Cláudia de Oliveira Pavão, Eliamar Godoi, Eliana Lucia Ferreira, Flávio Iassuo Takakura. (Org.). Funcionamento histórico e ideológico das políticas públicas de inclusão em confronto com as políticas educacionais para a diversidade social. 1ed.Juiz de Fora: NGIME – UFJF, 2020, v. 2, p. 219-247.

RICARDO, D. C. ; SAÇO, L. F. ; FERREIRA, E. L. . O DESENHO UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO: NOVOS OLHARES DIANTE DA INCLUSÃO DO SER DEFICIENTE. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1524-1538, 2017.

RICARDO, D. C. ; SAÇO, L. F. ; FERREIRA, E. L. . O DESENHO UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO: NOVOS OLHARES DIANTE DA INCLUSÃO DO SER DEFICIENTE. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1524-1538, 2017.

RICARDO, D. C.; FERREIRA, E. L; SILVA, G. F. F.; VIANA, R. M.; CARVALHO, Janine Lopes. BIFURCAÇÕES EDUCACIONAIS: ENTRE OS (DES) CAMINHOS DA INCLUSÃO. In: Ana Cláudia de Oliveira Pavão, Eliamar Godoi, Eliana Lucia Ferreira, Flávio Iassuo Takakura. (Org.). Funcionamento histórico e ideológico das políticas públicas de inclusão em confronto com as políticas educacionais para a diversidade social. 1ed.Juiz de Fora: NGIME – UFJF, 2019, v. 2, p. 219-247.

RICARDO, D. C.; FERREIRA, ELIANA LÚCIA . Tecnologia Assistiva e Desenho Universal como Paralelos para Acessibilidade do Estudante com Deficiência na Educação Superior. Revista Acadêmica – Ensino de Ciências e Tecnologias, v. 1, p. 01-11, 2017.

SILVA, N.S.P. Mantendo a chama acesa. Cartas a Paulo Freire escritas por quem ousa esperançar. 21ed. Campina Grande/PB: EDUEPB, 2021, v 3, p. 1-660.

VIANNA, R. M.. Apresentação. In: Eliana Lucia Ferreira; Luis Carlos Lira; Rodrigo de Magalhães Vianna. (Org.). VIII ENCONTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA EAD-FAEFID-UFJF ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO FRENTE A NOVOS DESAFIOS. 1ed.Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2020, v. 1, p. 19-20.

VIANNA, R. M.. FORMAÇÃO DO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. In: ELIANA LÚCIA FERREIRA. (Org.). TEORIA E MÉTODOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: VISIBILIDADE, MATERIALIDADE, FRAGMENTOS E MULTIPLICIDADE. 1ed.JUIZ DE FORA: EDITORA UFJF, 2021, v. 1, p. 243-259.

VIANNA, R. M.; FERREIRA E L (Org.) ; LIRA, L. C. (Org.) . VIII ENCONTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA EAD-FAEFID-UFJF ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO FRENTE A NOVOS DESAFIOS. 1. ed. Juiz de Fora, MG: NGIME/UFJF, 2020. v. 1. 114p .

VIANNA, R. M.; HORTA, T A G . PERFIL DE JOVENS ATLETAS DO FESTIVAL DE MINI VÔLEI JF VOLEI. In: 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2021, Juiz de Fora. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. Juiz de Fora: Abragesp, 2021. v. 1. p. 282-285.

VIANNA, R. M.; HORTA, T A G . SELEÇÃO DE JOVENS ATLETAS NO VOLEIBOL: ÓTICA DE TREINADORES ESCOLARES. In: 18 Congresso Científico Fiep Virtual, 2021, Foz do Igua. FIEP Bulletin On-line, 2021. v. 91. p. 11-11.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support