UFJF participa da maior feira da América Latina no segmento de acessibilidade

publicado em 09 04 2014

Edição passada da Reatech

Única universidade pública presente na maior feira da América Latina no segmento de tecnologia assistiva e acessibilidade – a Reatech, a Universidade Federal de Juiz de Fora envia a equipe da Coordenação de Acessibilidade Educacional Física e Informacional (Caefi/UFJF) que em parceria com a Confederação Brasileira de Dança de Cadeira de Rodas (CBDCR) participa do evento. Será montado um stand na feira, que será realizada entre os dias 10 a 13 de abril no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo para divulgação da parceria UFJF/CBDCR, além da atuação em prol da acessibilidade com difusão do primeiro curso de especialização em Audiodescrição do Brasil, oferecido atualmente pela UFJF.

A iniciativa demonstra o interesse da UFJF em garantir a acessibilidade dentro do campus de forma irrestrita, como explica o Secretário de Desenvolvimento Institucional da UFJF Flávio Takakura. “Trabalhamos para que a inclusão seja feita de forma completa, acessibilizando não somente a infraestrutura física do campus, como permitindo a pessoas com deficiência o acesso aos cursos e, consequentemente, à formação superior.”

Segundo explica a Gerente Executiva da Caefi/UFJF Rita de Cássia Guedes, a feira é uma excelente oportunidade para troca de experiências. “No evento teremos contato com o que há de mais moderno no que diz respeito à acessibilidade e reabilitação, isso é importante para que possamos conhecer essas tendências e trazer para a nossa Universidade o que está sendo discutido no país sobre acessibilidade”, afirma.

Durante o evento, o stand da UFJF/CBDCR divulga as inscrições abertas até o dia 28 de abril para o V Curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. A formação gratuita será oferecida na modalidade semipresencial pela UFJF em conjunto com a CBDCR. O objetivo é capacitar profissionais da dança, educação física e áreas afins para desenvolverem esta modalidade nas diversas regiões do Brasil. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Reatech

A feira reúne num único lugar um imenso número de soluções para pessoas com deficiência, visando para que estas possam levar suas vidas com o mínimo de barreiras possível. Entre os expositores, agências de emprego, distribuidores de produtos, equipamentos adaptados, esportes adaptados, agências de turismo, produtos de cuidado com a saúde além de entidades e organizações públicas e privadas voltadas para este público que divulgam seus produtos e serviços. A Reatech também conta com uma ampla programação paralela de shows, seminários e workshops.