Servidores da UFJF já estão capacitados em Libras

publicado em 02 05 2013

Com o objetivo de melhorar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva e visando à acessibilidade no ambiente universitário, 25 servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora concluíram, na última terça-feira, dia 30 de Abril, a capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ministrado pela professora Karina Emmanuelle o curso foi oferecido pela Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) em concordância com o objetivo da UFJF de contribuir para uma sociedade e uma universidade mais inclusiva.

Além da capacitação, várias ações vêm sendo desenvolvidas com relação à tradução/ interpretação de Libras-Português na UFJF com a finalidade de promover o acesso de pessoas surdas, tanto da comunidade interna quanto da externa, ao ambiente acadêmico. Dentre estas ações pode-se destacar: tradução de material didático; interpretação de eventos (conferência e similares); interpretação de cursos de extensão; desenvolvimento e auxílio de pesquisas; e mediação linguística em atendimentos ao público surdo.