Semana em que se comemora o dia Internacional da Pessoa com Deficiência é marcada por diversas atividades de inclusão

10815831_10202062380879780_1428559086_nComemorado no dia 03 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é lembrado com várias ações por parte do poder público, de instituições de ensino públicas e privadas e de associações organizadas. Assunto comum na sociedade de hoje, a inclusão das pessoas com deficiência, seja no mercado de trabalho, no sistema educacional ou no esporte, ganha notoriedade e se torna “bandeira de luta” de vários órgaõs pelo Brasil.
Em Juiz de Fora, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a UFJF, Senai, Sesi, Senac, Hemominas, OAB, APAE, Ministério do Trabalho e Faculdade Estácio de Sá, promove várias atividades, como palestras, mesas redondas e apresentações culturais.
A UFJF participa com palestras e mesas redondas, onde serão discutidos temas referentes às políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência. Nesta terça-feira, quem fala sobre “Educação Inclusiva” é a professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Carolina Santos Bezerra-Perez e na sexta-feira, é a vez do Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Prof. Emmanuel Sá Rezende Pedroso participar da mesa redonda sobre acessibilidade.
Confira aqui a programação completa com datas e locais das atividades em Juiz de Fora

Brasília

Na capital federal, em comemoração ao dia Internacional da Pessoa com Deficiência, pela manhã acontece uma sessão solene no plenário Ulysses Guiimarães da Câmara dos Deputados, com as presenças da Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antonio José Ferreira.
Na parte da tarde, na sede da SDH/PR uma série de lançamentos estão programados, como o livro “Viver sem Limites” com os resultados dos quatro anos de gestão do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o vídeo “Modo de CER” que mostra o dia a dia dos Centros Especializados em Reabilitação do Ministério da Saúde, além de um aplicativo para celulares “Turismo Acessível” idealizado pelo Ministério do Turismo. Para fechar o evento, uma mesa redonda com os autores e organizadores da versão comentada da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

São Paulo
Acontece também, em vários municípios do Estado de São Paulo, nos dias 03, 06 e 07 de dezembro, a 5º edição da Virada Inclusiva. Em parceria com várias instituições públicas e privadas, serão desenvolvidas atividades teatrais, de dança, capoeira e lazer em geral, além de exibição de filmes e desenhos, e ainda palestras e grupos de discussão sobre a inclusão de um modo geral, das pessoas com deficiência na sociedade.
Mais informações, visite o site da Virada.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *