Secretário do MEC visita NGIME

publicado em 02 02 2019

Referência em educação inclusiva, o NGIME – Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF recebeu a visita, na última quinta, 7, do Secretário de Modalidades Especializadas de Educação, do Ministério da Educação (MEC), Bernardo Goytacazes de Araújo. 

Em reunião com a coordenadora, Eliana Lucia Ferreira e o vice-coordenador Flávio Iassuo Takakura, o secretário conheceu as instalações do NGIME e as iniciativas promovidas pelo núcleo na área da educação inclusiva, como os diversos cursos a distância de pós-graduação, além de sua produção didática diferenciada, focada em materiais acessíveis.  

Atualmente cerca de 1.000 alunos estão matriculados nos cursos oferecidos pelo núcleo, que tem foco em promover a inclusão educacional, cultural e social dos alunos com deficiência em todas as partes do país. Durante a visita foi proposta pelo secretário a aproximação com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), bem como foram alinhadas novas ações em parceria com o MEC. Um novo encontro com o Secretário já foi confirmado para o final de março, em Brasília.

A coordenadora, profª Drª Eliana Lucia Ferreira comenta a visita do secretário. “Foi muito importante porque tivemos a oportunidade de mostrar os projetos do NGIME relacionados à inclusão e discutimos os caminhos da política pública de inclusão, em especial os projetos de formação de professores, com destaque para o curso de Aperfeiçoamento em Audiodescrição.” 

Audiodescrição 

Recurso de acessibilidade comunicacional, que garante a inclusão de pessoas com deficiência visual a conteúdos culturais, a Audiodescrição vem ganhando mais espaço no Brasil. Já é uma realidade nas emissoras de canal aberto, que devem obrigariamente disponibilizar no mínimo duas horas semanais de conteúdo audiodescrito, de acordo com decreto presidencial. 

Essa realidade também tem sensibilizado as instituições de ensino, e o NGIME sai na frente com a uma formação pioneira, a Audiodescrição na Escola, que reforça a importância da inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão, além de alunos com deficiência intelectual, alunos com dislexia, com déficit de atenção, autistas no ambiente escolar. 

Utilizada como ferramenta pedagógica, a Audiodescrição permite ao professor a descrição de imagens e eventos visando ampliar a  compreensão e participação do aluno com deficiência na escola. Atualmente mais de 150 professores e profissionais participam do curso de pós-graduação do NGIME, o que demonstra a demanda crescente do mercado por este tipo de capacitação. 

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