Sakis Pappous fala na FAEFID sobre legados de megaeventos esportivos

publicado em 09 08 2013

Prof. Dr. Sakis Pappous

A Faculdade de Educação Física e Despostos da UFJF recebeu ontem a visita do professor da University of Kent (Inglaterra), Sakis Pappous que ministrou palestra “Participando da Organização de um grande evento: Jogos Olímpicos de Atenas 2004”. O encontro contou com a presença do Diretor da Faefid Maurício Bara, da Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância (NGime) Eliana Lúcia Ferreira, da Coordenadora de curso Selva Maria Barreto e do Coordenador de pós-graduação Jorge Roberto Perrout. Estiveram presentes ainda os professores da Faefid Marcelo de Oliveira Matta, Francisco Zacaron, Daniel Godoy Martinez e o presidente da ONG Onda Solidária Ricardo Calçado.

Para um auditório lotado de alunos, ele contou um pouco da sua experiência na organização dos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, quando fez parte do Comitê Organizador da Cerimônia de Abertura. O professor apresentou exemplos de situações que exigiram dele uma grande capacidade de liderança e de resolver problemas antes que chegassem à chefia, além de falar um pouco dos legados que ficaram para a Grécia, quando sediou o evento. Ele explicou ainda sobre o funcionamento do curso de Sport Management da University of Kent, que se diferencia do currículo brasileiro por ser de menor duração e ser voltado para a gestão esportiva, uma área nova e que está começando a ganhar espaço no mercado brasileiro.

Pappous deu sua opinião sobre os grandes megaeventos como Copa e Olimpíadas que Brasil sediará nos próximos anos. “Acredito que o Brasil sediará muito bem os eventos, porque é um povo que sabe trabalhar com diferentes culturas. Com relação à preocupação se vai dar tempo de fazer tudo antes, isso é normal, também passamos por isso na Grécia, mas no final conseguimos fazer um belíssimo evento.”

Parcerias

O pesquisador esteve no Brasil a convite da ONG Onda Solidária/Associação ChildrensAid para viabilizar parcerias com clubes e universidades, inclusive com a Faefid, para concretização de um projeto social que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social.

[nggallery id=31]