O projeto de extensão “Vida e Saúde: Atividade Física Para Mulheres Com Câncer de Mama” coordenado pela professora Eliana Lúcia Ferreira, do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e ensino a Distância, foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), através do edital 07/2012. O Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa visa fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade.
O projeto tem como objetivo oferecer um programa sistematizado de atividade física para as mulheres com câncer e incentivar o reconhecimento da importância da atividade física evidenciando os benefícios desta prática corporal na preservação da saúde e na busca de uma melhora de qualidade de vida. Buscamos ainda criar um espaço de troca de experiência e construção conjunta de mecanismos de reinserção social para a melhora da qualidade de vida para as mulheres envolvidas. “Já está comprovado que a atividade física está relacionada de forma positiva com a patologia, e atua de forma benéfica desde a prevenção ao tratamento”, afirma Eliana Ferreira.
Através dos dados coletados no projeto de extensão, pretende-se desenvolver pesquisas que busquem conhecer a intensidade e a duração dos exercícios aeróbicos e fortalecimento muscular e sua relação com as alterações corporais causadas pela cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Os dados também vão auxiliar na identificação das mudanças de hábitos sociais e os ganhos funcionais obtidos através da atividade física.