Progressão para professora titular é conquistada pela coordenadora do NGIME

A coordenadora do NGIME, professora Eliana Lucia Ferreira, apresentou na última terça-feira(10) o seu memorial acadêmico para a obtenção da classificação máxima de professora titular na carreira docente em uma instituição de ensino superior pública.

A defesa aconteceu na sala de multimeios da Faculdade de Educação Física com a presença de diversos outros professores, amigos, familiares, estudantes e da banca avaliadora composta pelos professores, Adailton Eustáquio Magalhães, da Universidade Federal de Ouro Preto, Maria Medianeira Padoin, da Universidade Federal de Santa Maria, Antônia Dalla Pria Bankoff, da Unicamp e Renato Miranda, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O memorial acadêmico é apresentação geral da trajetória acadêmica de um professor, desde o início da sua formação, passando por todos os níveis da carreira, atividades, projetos e produção acadêmica.

Após quase duas horas de apresentação, a titulação foi concedida por unanimidade pelos quatro professores da banca, que fizeram individualmente comentários sobre a trajetória da professora, parabenizando-a.

Para o presidente da banca, Renato Miranda, a apresentação da professora Eliana foi completa e mostrou a sua trajetória produtiva. “Ao ver a professora Eliana buscar esta titulação, nos mostrando toda a sua vida acadêmica hoje aqui, reforça que dentro das nossas universidades públicas existem muitas pessoas capacitadas e produtivas, elevando cada vez mais o nível do ensino público”, destacou.

A professora Eliana, após ouvir a banca e ser aprovada, falou aos presentes sobre a sua alegria por aquele momento. “Agradeço imensamente aos professores da banca pelas palavras, aos alunos, amigos e colegas aqui da Faculdade de Educação de Educação Física, que sempre me auxiliaram em meus projetos acadêmicos e em especial a minha família, que sempre esteve ao meu lado em todas as fases da minha carreira”, lembrou.

Currículo

Eliana possui pós-doutorado em Avaliação Educacional do Ensino pela Universidade Nacional do Ensino a Distância – UNED-Espanha (2012), pós-doutorado em Linguística com ênfase em Análise de Discurso pela UNICAMP (2008). Doutorado e mestrado em Educação Física pela UNICAMP (2003, 1998), sendo o título de doutorado também reconhecido pelo Ministério da Educação da Espanha. Especialização em Construtivismo pela UFU(1994); Aperfeiçoamento em Educação Física Adaptada pela UFU (1993), e em Música pelo Conservatório Estadual de Uberlândia. Licenciatura em Educação Física pela UFU (1992).

É professora efetiva associada do Departamento de Fundamentos da faculdade de Educação Física (UFJF) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação também da UFJF.

Enquanto gestora pública na UFJF assumiu cargos de chefe de Departamento, Coordenação e vice-coordenação de Cursos Presencial e a distância da graduação e da pós-graduação em Educação Física; Coordenadora Acadêmica do CEAD; Coordenadora Adjunta do CEAD; Coordenadora de Acessibilidade da UFJF e Coordenadora Adjunta da UAB.

No Ministério da Educação, foi coordenadora-geral de Políticas Pedagógicas da Educação Especial na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC.

Atualmente é a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância – NGIME/UFJF; coordenadora científica da Associación Latinoamericana de Ciências Del Deporte. Educación Física y Danza (ALCIDED); representante do Brasil junto a International Association of Physical Education and Sport for Girls and Women (IAPESGW) e representante da América Latina da International Council of Sport Science and Phisycal Education (ICSSPE).