Programação do 2º Encontro Nacional de Audiodescrição é divulgada

publicado em 06 11 2012

A  UFJF, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, divulgou a programação do 2º Encontro Nacional de Audiodescrição, que será realizado nos dias 13 e 15 de Dezembro, na Universidade Federal de Juiz de Fora. A abertura do evento ocorrerá a partir das 16h com o cadastramento dos participantes.

Entre os temas que serão discutidos no evento estão A Implementação da Audiodescrição nos Diversos Segmentos, Profissionalização do Audiodescritor e o Mercado de Trabalho, além de oficinas sobre a audiodescrição no cinema, no teatro e na TV.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de Novembro de 2012 e a participação é gratuita.

QUINTA FEIRA

16h00 – Inscrições e entrega de material

17:00 horasCERIMÔNIA DE ABERTURA

Palavra do Reitor: boas vindas e introdução ao tema do encontro

Palavra da coordenadora do evento: Prof. Dra. Eliana Lúcia Ferreira

Das 17:30 horas às 19:00 horas – MESA DE ABERTURA

TEMA: AUDIODESCRIÇÃO E O ACESSO À CULTURA E À INFORMAÇÃO

Reitor da UFJF: Prof. Dr. Henrique Duque.

Representante da Secretaria dos Direitos Humanos: Sr. Antonio José Ferreira – Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Presidente da ONCB e CONADE: Moisés Bauer Luis.

Representante público consumidor: Paulo Romeu Filho.

Representante audiodescritores: Prof. Dra. Lívia Maria Villela de Mello Motta.

20:30 horas – EVENTO CULTURAL

SEXTA FEIRA

Das 9h00 às 10h30 horas – MESA REDONDA

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AMPLIAÇÃO DO USO DA AUDIODESCRIÇÃO NOS DIVERSOS SEGMENTOS

Secretaria de Direitos Humanos: Sérgio Paulo da Silveira Nascimento – Coordenador-Geral de Acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SNPD

Representante Ministério das Comunicações: Sra. Elza Maria Del Negro B.Fernandes

Representante Ministério da Cultura: Sra. Lina Rocha Fernandes Távora

Representante Ministério do Trabalho: Aline Soares Martins – Coordenação da Classificação Brasileira de Ocupações.

MEDIADOR: Paulo Romeu Filho

10:30 horas  – Coffee Break

Das 11:00 às 12:30 horas – MESA REDONDA

TEMA: IMPLEMENTAÇÃO DA AUDIODESCRIÇÃO NOS DIVERSOS SEGMENTOS – FOCO NO PRODUTOR DE AUDIOVISUAIS

CINEMA: Alessandra Savino (SONY PICTURES)

TEATRO: Lara Valentina Pozzobon da Costa (LAVORO)

CINEMA: Marçal de Souza (Produtor executivo COLEGAS)

MEDIADORA: Marta Almeida Gil

OFICINAS: das 14:00 às 17:00 horas

OBJETIVOS: discutir o conceito e as diversas possibilidades de aplicação da audiodescrição, oferecendo aos participantes oportunidades de reflexão e prática para que possam compreender a abrangência, importância e benefícios, o que, certamente, irá contribuir para a disseminação e implementação do recurso em suas regiões.

1. AUDIODESCRIÇÃO NO CINEMA

PROFESSORES: BELL MACHADO (Campinas) E LETICIA SCHWARTZ (Porto Alegre)

2. AUDIODESCRIÇÃO NO TEATRO

PROFESSORES: MIMI ARAGÓN (Porto Alegre) E NARA MONTEIRO (Rio de Janeiro)

3.  AUDIODESCRIÇÃO NA TV

PROFESSORES: LEONARDO ROSSI LAZARI (São Paulo) E KLÍSTENES BASTOS BRAGA (Fortaleza)

REUNIÕES TEMÁTICAS

Em paralelo às oficinas acontecerão reuniões temáticas para discussão de assuntos relevantes ligados à audiodescrição.

Das 14:00 às 15:30 horas

TEMA: PROFISSIONALIZAÇÃO DO AUDIODESCRITOR E MERCADO DE TRABALHO

COORDENADOR: Rodrigo Campos Alves (MG)

Das 15:30 às 17:00 horas

TEMA: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO AUDIODESCRITOR

COORDENADOR: Maurício Santana (SP)

POSTER SESSION: INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

Durante todo o evento, ficarão expostos os posters com apresentação de trabalhos de audiodescrição já realizados por alunos e profissionais nos mais diversos segmentos.

17:00 às 17:30 horas – Coffee Break

Das 17:30 às 19:00 horas – MESA REDONDA

TEMA: IMPLEMENTAÇÃO DA AUDIODESCRIÇÃO NOS DIVERSOS SEGMENTOS – FOCO NAS PESQUISAS ACADÊMICAS.

Eliana Paes Cardoso Franco – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Soraya Ferreira Alves – Universidade de Brasília (UNB)

Vera Santiago Araújo – Universidade Estadual do Ceará (UECE)

MEDIADORA: Elizabet Dias de Sá

SÁBADO

09h00 – 10h30 horas – MESA REDONDA

TEMA: IMPLEMENTAÇÃO DA AUDIODESCRIÇÃO NOS DIVERSOS SEGMENTOS – FOCO NO PRODUTOR DE AUDIODESCRIÇÃO

Maurício Santana (SP) – TELEVISÃO

Graciela Pozzobon da Costa (RJ) – CINEMA

Lívia Maria Villela de Mello Motta (SP) – TEATRO

MEDIADOR: Laércio Santana (SP)

Das 11h00 às 12h30 horas – MESA REDONDA

IMPLEMENTAÇÃO DA AUDIODESCRIÇÃO NOS DIVERSOS SEGMENTOS – FOCO NO PÚBLICO ALVO

Elizabet Dias de Sá (Minas Gerais)

Iracema Vilaronga (Bahia)

Felipe Mianes (Rio Grande do Sul)

José Vicente de Paula (São Paulo)

Gilson Mauro (Amazonas)

MEDIADOR: Marco Antonio de Queiróz (RJ)

Das 12:30 às 13:00 horas CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO com leitura do documento produzido durante o evento.

Apresentação do documento que visa sugerir ações que promovam a acessibilidade comunicacional das pessoas com deficiência visual por meio da audiodescrição aos mais diversos meios culturais e educacionais a curto, médio e longo prazo, nas esferas pública e privada; e os pré-requisitos para a profissionalização do audiodescritor.

Audiodescrição do evento: a audiodescrição do evento será feita por Márcia Caspary (RS), Luciamaria (SP), Jumara Bienias (SP) e Maria de Fátima Angelo (SP).