Professora Eliana é eleita coordenadora da graduação

Coordenadora do NGIME/UFJF, a profª Drª Eliana Lucia Ferreira retoma suas atividades à frente do curso a distância de Licenciatura em Educação Física da UFJF, sendo eleita coordenadora para o triênio 2019 -2021.

Responsável pela implantação e aprovação do curso junto ao MEC, em 2007, Eliana reassume a coordenação do curso e relembra a importância do legado para a UFJF. “Quando aprovamos este curso quebramos paradigmas e preconceitos com o ensino a distância, fomos a 2ª universidade brasileira a lançar o curso de educação física neste formato, hoje temos várias universidades que seguiram nosso caminho, demonstrando que é possível realizar um ensino público e de qualidade, com o auxílio das novas tecnologias.”

De acordo com a coordenadora, quando o curso teve início foi identificado que havia muitos profissionais que atuavam na área sem a certificação, e ele surgiu justamente para suprir essa demanda. Hoje esse perfil de aluno tem mudado incluindo profissionais que ainda não atuam e buscam essa qualificação para trabalhar em escolas e outras instituições.

Sua proposta como coordenadora é preparar e qualificar os alunos com excelência para o mercado. “O maior desafio é fazer o aluno comprometer-se com a dinâmica do curso a distância, para isso faremos um trabalho mais efetivo, mais denso e com metodologias diferenciadas”. Na Educação Física, como explica a coordenadora, “é possível ajustar as metodologias práticas para que o aluno vivencie experiências que o capacitem a ser um excelente profissional.”

O curso

A licenciatura em Educação Física, na modalidade a distância da UFJF forma educadores capacitados para atuarem na docência em todos os segmentos da educação básica. Sua proposta é desenvolver nos profissionais habilidades como consciência crítica e competências investigativas para o exercício do magistério, participando como cidadãos responsáveis e úteis à sociedade.

O curso tem duração de 4 anos e as práticas pedagógicas se utilizam de ferramentas interativas, propiciadas pelas novas tecnologias, como a Plataforma Moodle, que possibilita uma participação colaborativa e contributiva dos alunos. Outra exigência do curso é a presença frequente nos polos para desenvolvimento de atividades e webconferências. Atualmente o curso é desenvolvido em 10 polos no interior de Minas e em São Paulo.

Outras informações: http://www.ufjf.br/eadfaefid/