Professora da universidade de Camilo/Espanha visita UFJF

publicado em 26 10 2011

A professora espanhola Diana Belén Vicente, da universidade de Camilo esteve em Juiz de Foraa fim de contribuir com as pesquisas aqui realizadas, partilhando de seus conhecimentos na área deesportes para pessoas com deficiência. Ela ministrou aulas, orientou alunos e participou do encontro “Diálogos científicos com o GIME; atividades inclusivas”.

Diana esteve recentemente no “VIII Simpósio Internacional em Dança de Cadeira de Rodas” em Santa Maria, participando de uma mesa redonda para discutir sobre acessibilidade através do esporte. Ela diz que as linhas seguidas na Espanha e no Brasil são muito semelhantes, em ambos oslugares o tema é motivo de pesquisa e atuações que promovem maior qualidade de vida para pessoas portadoras de deficiência.

O trabalho desenvolvido pela professora aborda principalmente a capacitação para lidar compessoas autistas: “Lidar com pessoas autistas é mais difícil do que com outras deficiências, porque umindividuo autista pode ser totalmente diferente do outro, ele pode ter áreas especificas de limitaçõesque o outro não tem.”

Projetos que capacitam os profissionais a lidar com pessoas deficientes são cada vez maisimportantes e necessários. Hoje, com o tema da acessibilidade tomando maior proporção, o mercadode trabalho exige essa qualificação: “Quando pessoas autistas chegam às salas, os professores nãosabem o que fazer. Primeiro tem que se conhecer o autismo, para saber lidar com ele” Diana comenta.Essa situação não é exclusiva para autistas, mas ocorre com todos os portadores de necessidadesespeciais. Somente conhecendo suas limitações e como elas podem ser superadas, o profissional estaráhabilitado a trabalhar com a diversidade sem torna-la um obstáculo.