Professora da Espanha se reúne com equipe de projeto de extensão

publicado em 17 08 2012

Na ultima terça-feira, dia 14 de Agosto, a equipe do Projeto de Extensão “Atividade física para autistas”, reuniu-se com a professora Diana Belén da Universidad Camilo José Cela de Madri.

Pesquisadores do GIME reúnem-se com a Prof. Diana Belén

A equipe, composta pela professora e idealizadora do projeto Eliana Ferreira, as bolsistas Inara Silva e Verônica Barreto, juntamente com a pediatra Sandra Tibiriça e a vice-diretora da faculdade de medicina Oscarina Ezequiel, discutiram as diferenças entre o modelo brasileiro e espanhol de estudos sobre o autismo.

– Apresentei a elas o projeto que dirigi em Madri em que dividimos adultos e crianças e aplicamos testes físicos e psicológicos, para depois compararmos o rendimento dos grupos. Aqui o trabalho é feito apenas com crianças, mas nosso modelo pode ser aplicado com adaptações – explica Diana.

Atividades específicas para crianças com autismo, como as que são feitas no projeto são extremamente necessárias, porque as crianças recebem maior atenção e cuidado.

– Na Espanha temos centros especializados para o atendimento de cada deficiência. Trabalhei em um deles, dando aula de educação física para crianças com autismo e atendia apenas três alunos. Dependendo do grau de afetação existe a necessidade de um atendimento personalizado – completa.

Professora Diana Belén

A professora Diana estará ministrando um curso de extensão sobre o planejamento de atividades físicas para pessoas com deficiência a partir do próximo dia 21. Sobre esse tema ela comenta.

– Esse tipo de curso é importante porque o profissional tem que estar capacitado, entretanto esta não é uma solução isolada, para que a inclusão seja efetiva são necessários mais recursos e investimentos.

As inscrições para o curso de extensão podem ser feitas no site do GIME.