Durante duas semanas a professora Diana Belén, da Universidad Camilo José Cela de Madri, esteve na Universidade Federal de Juiz de Fora participando de debates, reuniões, ministrando palestras e no último dia 23 de Agosto encerrou sua participação com o curso de extensão “Planejamento de atividades esportivas para pessoas com deficiência: a proposta desenvolvida na Espanha”.
Dentre todas as atividades realizadas ao longo desse período a professora espanhola reuniu-se com a equipe do Projeto de Extensão “Atividade física para autistas” composta pela professora e idealizadora do projeto Eliana Ferreira, as bolsistas Inara Silva e Verônica Barreto, para discutir as diferenças entre o modelo brasileiro e espanhol de estudos sobre o autismo.
Na última semana a professora ministrou o curso de extensão “Planejamento de atividades esportivas para pessoas com deficiência: a proposta desenvolvida na Espanha”. Como parte do encerramento do curso os alunos tiveram de delinear projetos recreativos, educacionais e esportivos voltados para a inclusão de pessoas com deficiência. O curso promoveu uma maior visibilidade da importância do paradesporto nas dimensões física, psicológica e social. “O paradesporto auxilia na quebra de barreiras, não só por alterar a visão sobre a capacidade das pessoas com deficiência, como também animam para a prática esportiva”, enfatizou a professora.