Prodema abre inscrições em três projetos de educação física inclusiva

publicado em 13 03 2014

prodemaCom o início do ano letivo, o Programa de Desenvolvimento de Atividade Motora Adaptada (Prodema) retoma suas atividades com a abertura de inscrições em três projetos que englobam o desenvolvimento de atividades físicas para pessoas com deficiência. São eles: Atividade Física para Autistas, Projeto de Dança e Vida e Saúde.

As inscrições estão abertas a partir do dia 17 de março e poderão ser feitas continuamente durante todo ano. Serão disponibilizadas dez vagas em cada um dos projetos e, ultrapassando este limite, os excedentes ficarão em lista de espera. As vagas são voltadas à comunidade acadêmica, particularmente servidores da UFJF que possuem familiares com deficiência.

Desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME) da Faculdade de Educação Física da UFJF, o Prodema faz parte das atividades de extensão do núcleo, que procura estender à comunidade as pesquisas realizadas no seu interior para reabilitação de pessoas com deficiência congênita, adquirida ou temporária.

O Projeto Atividade Física para Autistas desenvolve atividades físicas com crianças de 3 a 9 anos portadoras do transtorno do espectro do autismo (TEA) visando possibilitar a conquista de habilidades psicomotoras. Já o Projeto de Dança tem como foco desenvolver através da dança benefícios psicomotores, cognitivos, emocionais e socioculturais para alunos com deficiência (intelectual, auditiva, visual e paralisia cerebral). E por último o Projeto Vida e Saúde, em parceria com a Ascomcer, oferece um programa sistematizado de atividades físicas para mulheres com câncer de mama que contribui com a melhoria da qualidade de vida.

Coordenadora do NGIME, Eliana Lucia Ferreira ressalta a importância desse intercâmbio da Universidade com a comunidade. “Todo nosso trabalho é feito pensando em beneficiar lá na ponta a pessoa com deficiência que, através da atividade física, pode melhorar sua vida em vários aspectos. É vital reconhecer o papel da Universidade em levar o profissional qualificado de forma gratuita ao público que mais precisa”, afirma. Eliana lembra ainda, que uma equipe multidisciplinar acompanhará todo o desenvolvimento das atividades com a presença de médico, fisioterapeuta, educador físico, intérprete de libras e pedagogo.

A efetivação da inscrição será feita mediante duas etapas: preenchimento de dados na ficha de inscrição disponível no link abaixo e entrega da fotocópia de carteira de identidade, laudo simplificado de deficiência e atestado de liberação médica para a prática de atividade física na Faculdade de Educação Física e Desportos, no prédio do NGIME (em frente a pista de atletismo) aos cuidados do professor José Guilherme ou da professora Lívia Saço às terças e quintas de 13h às 15h. A inscrição será validada após a análise dos documentos entregues.

Clique aqui e faça sua inscrição

Outras informações (32) 2102-3283