Polos do curso de Especialização recebem tutores para aula presencial

publicado em 17 03 2014

Alunos do polo de Lagoa Santa participam de aula presencial

A quarta versão do curso a distância de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (UFJF) teve aula presencial realizada em oito polos no último sábado, dia 15 de março.

O polos visitados foram Barroso, Boa Esperança, Ilicínea, Ipanema, Lagoa Santa, Timóteo, Tiradentes, Lavras com a presença dos professores Luciene Rodrigues, Miriam Brandão, Otávio Rodrigues, Rita de Cássia Guedes, Flávia Ceccon, José Guilherme de Almeida, Lívia Saço e Maria do Carmo, respectivamente. Saindo de Juiz de Fora, os professores dirigiram-se a cada um dos polos para ministrar aula prática presencial com o tema “Atividades físicas para diversas deficiências”. Na programação da aula foram propostas atividades físicas variadas que trabalharam várias habilidades motoras, levando em consideração as limitações e potencialidades de cada aluno, com um olhar inclusivo.

O professor José Guilherme de Almeida esteve no polo de Timóteo, a 400 km de Juiz de Fora, e relata sua percepção do local. “Falta um pouco de infraestrutura, mas nesse sentido foi positivo porque tive uma visão realista, de como funcionam as coisas na prática. No entanto, a participação, o interesse e a disposição dos alunos, pelo que pude perceber, fazem com que eles possam superar essas dificuldades em busca de uma formação mais qualificada”, ressalta.

Com uma média de 15 a 20 alunos por polo, a viagem atendeu cerca de 160 alunos matriculados no curso. Segundo a Coordenadora de tutores Flávia Ceccon, o resultado final foi compensador. “O saldo da viagem foi bastante positivo, as aulas foram ricas, contaram com um bom número de alunos nas aulas e com participação ativa desses alunos, que utilizaram o espaço para tirar dúvidas, fazer críticas e emitir opiniões sobre o curso”, explica.

Em alguns polos foi distribuída a coleção de 13 volumes do conteúdo do curso, mais um CD contendo os 13 volumes dos livros impressos. Para outros polos não foi possível levar o material devido às limitações de espaço, no entanto os mesmos serão encaminhados por correio para cada polo, onde os alunos poderão retirar seus exemplares.