Orientadores de projetos passam por treinamento no NGIME

publicado em 23 05 2014

Eliana Lucia transmite orientações para professores

Olhos e ouvidos atentos para absorver conhecimentos que deverão ser transmitidos para alunos do curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência oferecido pelo NGIME/UFJF. Com uma programação que teve início ontem (22) e se estende até hoje (23), professores selecionados como orientadores de trabalho de conclusão de curso tiveram contato com a coordenação do curso, para serem direcionados sobre o processo de orientação de alunos do curso de especialização. Na oportunidade tiraram dúvidas com a coordenadora Eliana Lucia Ferreira e o vice-coordenador do curso, Otávio Rodrigues de Paula.

“Nosso objetivo é fazer com que nossos alunos tragam para suas monografias, como objetos de pesquisa, problemas locais que tragam retorno para o município e resultados para modificar suas realidades, com soluções viáveis para incentivo da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade”, esclarece a coordenadora do curso Eliana Lucia Ferreira.

A tônica fundamental do encontro foi transmitir aos novos professores a necessidade de incentivar os alunos a refletirem sobre suas próprias atividades profissionais e os estimularem a uma avaliação sobre essas práticas e se as mesmas enquadram na categoria de boas práticas. Cada professor ficará responsável por um polo e orientará pelo menos cinco alunos. No encontro, o NGIME recebeu ainda a visita de coordenadoras de curso de Cuiabá e João Pessoa que vieram conhecer a estrutura e a equipe do núcleo de pesquisa.

A expectativa do professor Eurico Peixoto César é alta com relação ao curso. “Não tive experiência ainda com o ensino a distância, mas acredito que vou ter facilidade pois me identifico com a pesquisa e isso acrescenta para o currículo e minha formação.” Já Iara Naves Borges é veterana no ensino a distância, tendo orientado alunos de cursos a distância em outras faculdades. “Espero que consiga auxiliar os alunos para que eles tenham sucesso final nos trabalhos.”

Coordenadora de tutores, Flávia Ceccon fez um balanço positivo do encontro. “Os professores estão muito interessados e compromissados, acredito que a orientação da pesquisa é o ponto culminante de todo um trabalho bem feito ao longo do curso, sendo uma etapa importante para o processo de fechamento da construção do conhecimento acadêmico.”