Atualmente, com a globalização, a velocidade de difusão das informações tem aumentado intensamente. A possibilidade de intercâmbio entre várias áreas da tecnologia através dos meios de comunicação rápidos e eficientes aumentou, no mundo, as pesquisas multidisciplinares.
A importância da colaboração da área oftalmológica com o setor de educação física e esportes está motivando a existência de várias associações internacionais multidisciplinares, com por exemplo:
• SIOS – Società Italiana di Oftalmologia e Sport,
• SOSA – Sports Ophthalmology Society of the Americas.
• EASV – European Academy of Sports Vision – Sport vision Network
• International Academy of Sports Ophthalmology
Essas sociedades internacionais estimulam uma colaboração principalmente dos profissionais da área oftalmológica com os profissionais do setor de educação física.
Tais associaçoes têm como objetivo desenvolver pesquisas na área de oftalmologia e esportes para melhorar e agilizar diagnósticos, tratamentos e reabilitaçao de pacientes com deficiência visual. É importante também melhorar o desempenho dos atletas conhecendo mais de perto suas capacidades visuais, para possibilitar eficiência na sua reabilitação, em casos de acidentes durante a prática de esportes, sugerir modalidades alternativas, etc
O exame específico determina a capacidade para praticar um determinado esporte e dá informações sobre como utilizar a visão para melhorar a performance esportiva e prevenir acidentes oftalmológicos.
A importância dos estudos na área de sport vision já é reconhecida em muitos países. O objetivo é desenvolver a pesquisa na área de oftalmologia aplicada às atividades esportivas. O atleta, sabendo de suas habilidades visuais, consegue, com maior facilidade, desenvolver suas próprias capacidades potenciais através do treinamento visual direcionado. O sport vision oferece um enfoque funcional multidisciplinar com o objetivo de promover e desenvolver o máximo de rendimento do sistema visual para melhor desempenho da atividade física. Nesse setor, atualmente, existe uma grande possibilidade diagnóstica e reeducativa decorrente de um grande número de pesquisas em vários campos da ciência, como oftalmologia, psicologia, optometria, biomecânica, fisiologia, neurologia, etc…
A melhora visual pode ser endereçada a aspectos gerais da visão, como conforto ou eficiência visual, ou a aspectos específicos decorrentes de exigências individuais. Essa colaboração multidisciplinar no sport vision é importante e demonstra uma grande possibilidade na exploração de novos setores de pesquisa melhorando enormemente a capacidade dos atletas.
Um atleta é uma pessoa com exigências muito específicas, além do “normal”. Ser considerado sadio não é suficiente para ser competitivo. Ele deve também demonstrar eficiência em atividades específicas que caracterizam o esporte praticado. Não é suficiente que ele tenha olhos normais, com visão de 20/20. Deve haver, em seu sistema visual, como no resto do seu corpo, uma eficiência necessária para reagir em tempo rápido e para retirar o máximo de informações daquilo que vê, tendo consciência disso. “Os olhos conduzem o corpo”. Esse é um dito muito utilizado para ressaltar a importância de um sistema visual eficiente para quem pratica atividade esportiva.