Ngime/UFJF lança coletânea de livros em Convenção Internacional

publicado em 24 08 2016

5 continentes capas juntas

Ainda em espirito Olímpico, o esporte é uma ciência que está em constante estudo e avanço. Por ser capaz de transformar vidas em todos os âmbitos, sejam eles horizontais e verticais, ganha espaço nos campos da pesquisa e se torna cada vez mais presente em discussões e congressos acadêmicos. Dessa maneira, o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (Ngime/UFJF) corrobora com os pesquisadores lançando sete livros na Convenção Internacional sobre Ciência, Educação e Medicina do Desporto (The International Convention on Science, Education and Medicine in Sport – ICSEMIS), que acontece entre 31 de agosto e 4 de setembro na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os livros apresentam os avanços e representações das ciências desportivas e as pesquisas mais atuais sobre o tema em diferentes vertentes e o lançamento está agendado para o dia 2 de setembro, a partir das 11:30 da manhã.

Diretório

O primeiro  deles é a sexta edição do Diretório da Ciência Desportiva (Directory of Sports Science) organizado pelos pesquisadores do Conselho Internacional de Ciências de Desporto e Educação Física (International Council of Sport Science and Physical Education – ICSSPE) e apresenta uma série de 28 artigos que tratam das disciplinas acadêmicas fundamentais das ciências desportivas, as disciplinas acadêmicas com orientação profissional, áreas temáticas multidisciplinares e as carreiras desportivas cientificas. Este livro será publicado nas versões em língua portuguesa e espanhola.

Os outros cinco livros fazem parte de uma coletânea chamada “Mulheres Inspiradoras: Fazendo a diferença na Educação Física, Desporto e Dança” organizado pela Associação Internacional de Educação Física e Esporte para Meninas e Mulheres (International Association of Physical Education and Sport for Girls and Women – IAPESGW ). A peculiaridade desta coletânea é o fato de trazer o nome de representantes femininas de todos os continentes do mundo.

De acordo com a Coordenadora do Ngime, Eliana Lucia Ferreira, o lançamento representa a confiabilidade de organizações internacionais no trabalho do Ngime. “Um dos objetivos é conhecer como é desenvolvida a Educação Física ao redor do mundo. Por isto, em em relação a publicação da coletânea de livros que representa os cinco continentes, foi uma oportunidade de contribuir com a IAPESGW, buscando proporcionar subsídios e incentivar novos grupos de pesquisa na disponibilização de material didático cientifico ao redor do mundo”.

Ao se pensar no lançamento do Diretório das Ciências do Desporto, Eliana aponta que é um material didático básico, que até então, era disponibilizado apenas na língua inglesa. “No entanto, entendemos que por ser um material de cunho cientifico, é necessário ser divulgado em português e espanhol para que os estudantes possam ter acesso a esta produção internacional da ICSSPE”.

O trabalho de tradução, organização e lançamento no Brasil é de total responsabilidade do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância que conta em sua equipe com a participação de professores e tradutores qualificados no intuito de promover e disponibilizar conteúdo de qualidade aos estudantes e pesquisadores da área.

Fonte: Ngime/UFJF

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support