Ngime/UFJF lança coletânea de livros em Convenção Internacional

publicado em 24 08 2016

5 continentes capas juntas

Ainda em espirito Olímpico, o esporte é uma ciência que está em constante estudo e avanço. Por ser capaz de transformar vidas em todos os âmbitos, sejam eles horizontais e verticais, ganha espaço nos campos da pesquisa e se torna cada vez mais presente em discussões e congressos acadêmicos. Dessa maneira, o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (Ngime/UFJF) corrobora com os pesquisadores lançando sete livros na Convenção Internacional sobre Ciência, Educação e Medicina do Desporto (The International Convention on Science, Education and Medicine in Sport – ICSEMIS), que acontece entre 31 de agosto e 4 de setembro na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os livros apresentam os avanços e representações das ciências desportivas e as pesquisas mais atuais sobre o tema em diferentes vertentes e o lançamento está agendado para o dia 2 de setembro, a partir das 11:30 da manhã.

Diretório

O primeiro  deles é a sexta edição do Diretório da Ciência Desportiva (Directory of Sports Science) organizado pelos pesquisadores do Conselho Internacional de Ciências de Desporto e Educação Física (International Council of Sport Science and Physical Education – ICSSPE) e apresenta uma série de 28 artigos que tratam das disciplinas acadêmicas fundamentais das ciências desportivas, as disciplinas acadêmicas com orientação profissional, áreas temáticas multidisciplinares e as carreiras desportivas cientificas. Este livro será publicado nas versões em língua portuguesa e espanhola.

Os outros cinco livros fazem parte de uma coletânea chamada “Mulheres Inspiradoras: Fazendo a diferença na Educação Física, Desporto e Dança” organizado pela Associação Internacional de Educação Física e Esporte para Meninas e Mulheres (International Association of Physical Education and Sport for Girls and Women – IAPESGW ). A peculiaridade desta coletânea é o fato de trazer o nome de representantes femininas de todos os continentes do mundo.

De acordo com a Coordenadora do Ngime, Eliana Lucia Ferreira, o lançamento representa a confiabilidade de organizações internacionais no trabalho do Ngime. “Um dos objetivos é conhecer como é desenvolvida a Educação Física ao redor do mundo. Por isto, em em relação a publicação da coletânea de livros que representa os cinco continentes, foi uma oportunidade de contribuir com a IAPESGW, buscando proporcionar subsídios e incentivar novos grupos de pesquisa na disponibilização de material didático cientifico ao redor do mundo”.

Ao se pensar no lançamento do Diretório das Ciências do Desporto, Eliana aponta que é um material didático básico, que até então, era disponibilizado apenas na língua inglesa. “No entanto, entendemos que por ser um material de cunho cientifico, é necessário ser divulgado em português e espanhol para que os estudantes possam ter acesso a esta produção internacional da ICSSPE”.

O trabalho de tradução, organização e lançamento no Brasil é de total responsabilidade do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância que conta em sua equipe com a participação de professores e tradutores qualificados no intuito de promover e disponibilizar conteúdo de qualidade aos estudantes e pesquisadores da área.

Fonte: Ngime/UFJF