Com o apoio da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do MEC, o Núcleo do Grupo de Pesquisas em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF está recebendo inscrições para três cursos de aperfeiçoamento que têm foco na educação inclusiva. Os cursos oferecidos são: Aperfeiçoamento em Ensino de Estudantes com Deficiência na Educação Inclusiva, Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola e Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar. Os editais voltados para alunos permanecerão abertos a partir de hoje (01/09) até 12 de setembro, enquanto para tutores, o período de inscrição se inicia também hoje (01/09) e se encerra em 19 de setembro. A aula magna de abertura dos cursos será realizada no Youtube no dia 18/09.

O destaque inicial é o “Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Estudantes com Deficiência na Educação Inclusiva”, que é totalmente inédito. Ele foi desenvolvido visando aprimorar a prática pedagógica no contexto da escola inclusiva, com foco na educação especial. Para isso, ele amplia a capacitação e eficácia ao atender às necessidades variadas dos alunos com deficiência.

Já no “Curso de Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola” é trazida uma abordagem capaz de enriquecer o processo de aprendizado por meio da audiodescrição, garantindo que o conhecimento seja acessível aos deficientes visuais através desse recurso de acessibilidade. Em sua segunda versão, este curso já formou em torno de cem profissionais na modalidade.

E, por último, o “Curso de Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar”, já em sua décima oferta, permite que profissionais do Brasil sejam capacitados para atuarem com a Educação Física Inclusiva em escolas regulares, por meio da disseminação de conhecimentos relativos ao trabalho educacional com pessoas com deficiência.

O Ngime, com essa iniciativa, reafirma seu compromisso com uma sociedade inclusiva ao retomar a parceria frutífera com o MEC, que ao longo da sua trajetória permitiu o foco na promoção de uma educação acessível com a formação de mais de 10 mil alunos em todo Brasil. Os cursos têm como alvo os educadores do ensino regular, visando habilitá-los para a abordagem da educação inclusiva. Isso busca quebrar as barreiras convencionais da escola, transformando cada membro da comunidade escolar em um disseminador dos princípios de uma sociedade inclusiva. Eles tratam ainda de políticas públicas, conceitos de educação inclusiva, acessibilidade e desenho universal.

Para os cursos de “Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar” e “O ensino de estudantes com deficiência na Educação Inclusiva” serão disponibilizadas 500 vagas para cada um. Já o de “Audiodescrição na Escola” contará com 400 vagas.

De acordo com o Coordenador Pedagógico dos cursos Rodrigo de Magalhães Vianna, essa retomada dos cursos oferecidos pelo NGIME em parceria com MEC atende a um dos objetivos do Núcleo, desde sua criação em 2010, que é de capacitar mais professores na perspectiva na educação inclusiva, e que esses se tornem agentes multiplicadores e modificadores em prol de uma sociedade inclusiva. “Com essas novas ofertas de curso a expectativa é de capacitar aproximadamente mais 1.500 alunos, que vão fazer a diferença em suas realidades, somando mais relatos inspiradores que sempre recebemos dos nossos ex-alunos. Torna-se sempre um novo e prazeroso desafio levar aos alunos, de todo o Brasil, cursos com a qualidade já reconhecida dos projetos do Ngime” completa Rodrigo.

Clique AQUI para acessar os editais dos cursos e formulários de inscrição de alunos e tutores.

Por Carolina Lima