NGIME traz para UFJF congresso latino-americano da ALCIDED

publicado em 06 11 2014

UFJF recebe congresso internacional de esporte

Representando a UFJF, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância, Prof.ª Drª Eliana Lucia Ferreira participa de encontro com representantes da Associação Latino-americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança (ALCIDED) que será realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, em Bogotá (Colômbia), durante o Congresso da Associação Latino Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. Essa reunião definirá a programação do III Congresso ALCIDED, que será realizado em Juiz de Fora no próximo ano com responsabilidade de organização da UFJF, através do NGIME.

Devido a credibilidade da UFJF, através do prestígio da coordenadora do NGIME junto a organismos Internacionais ligados ao esporte como o ICSSPE (Conselho Internacional de Ciências do Esporte e Educação Física) e a IASPEGW (Associação Internacional de Educação Física e Esporte para Meninas e Mulheres), a universidade se credenciou de forma direta para a realização do evento no Brasil, concorrendo com outros países latino-americanos.

ALCIDED

O Congresso da ALCIDED surgiu em 2012, sendo um evento de caráter científico e acadêmico de importância internacional. Seu objetivo é impulsionar a atividade investigativa, de divulgação, formação e capacitação de conhecimentos e experiências dos pesquisadores latino-americanos na área esportiva, educação física, dança e atividade física. Reflete ainda uma necessidade de priorizar e fortalecer a presença latino-americana em eventos científicos de caráter internacional.

Segundo a professora, que também é representante da ALCIDED no Brasil, a conquista pela realização do evento em Juiz de Fora tem uma importância significativa para a UFJF, que sediará o encontro. “Diante de todos os países da América Latina, o Brasil foi escolhido para sediar o evento em 2015, por isso nossa participação é de extrema relevância, no momento em que estaremos em relação direta com pesquisadores e pesquisas que estão sendo realizadas em toda a América Latina, o que é muito importante para nós do NGIME que estamos em um processo crescente de internacionalização de nossa atuação”, avalia.

Ainda sobre o evento, Eliana ressalta que foi em uma reunião do Conselho Internacional de Ciência do Esporte, Educação Física e Dança, que aconteceu no primeiro semestre deste ano na Finlândia, da qual ela participou, que a UFJF e o NGIME se destacaram perante os outros candidatos a sediarem a próxima edição do ALCIDED. “O lançamento inédito pela UFJF, através do NGIME, do livro Focuses on Physical Education, traduzido para o inglês, nesta reunião na Finlândia, nos deu uma projeção internacional, que tanto a UFJF e o NGIME ganharam de forma substancial uma sólida credibilidade junto às instituições internacionais ligadas ao esporte e também a renomados pesquisadores da área por todo o mundo”, ressaltou.