NGIME realiza primeiro encontro presencial da Pós em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas

publicado em 09 05 2017

Aconteceu, no último sábado – 06 de maio, nos Polos de Apoio de Minas Gerais, e em Santos, no estado de São Paulo, o primeiro encontro presencial da sétima turma do curso de Pós-Graduação em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF.

O evento que contou com a presença expressiva dos alunos matriculados, coordenações de polo e dos tutores, além da coordenação pedagógica, ocorreu durante todo o dia com uma programação voltada para a apresentação do curso aos novos alunos, mas também para a reflexão de temas como educação e inclusão.

O ponto alto do encontro foi a interação dos alunos através do serviço de web conferência. É a primeira vez que este recurso foi utilizado em um encontro presencial, com essa finalidade. Através da web os alunos puderam se conhecer e também participar do projeto “Conectados” –  uma “corrente do bem” onde um polo apadrinhou o outro, comprometendo-se a interagir, apoiar e colaborar com as campanhas que serão desenvolvidas nos Polos durante o curso.

O aluno Gledson Olympio Pagung Souza, do Polo de Timóteo, destacou “A iniciativa da Universidade em aproximar todos os polos de apoio, criando uma rede de troca de informações, trazendo inovação para o conceito do curso a distância, visto que, isso aproximará indivíduos de diversas cidades”.

Além do Conectados, os alunos da Pós-Graduação em Esportes irão participar também este ano de duas outras campanhas, a do Agasalho, que acontecerá no final de Junho, e a do dia das Crianças, em Outubro. Nos dois casos, os polos definirão as entidades locais que receberão as doações, e as entregas serão feitas durante um encontro presencial, com a participação de alunos, tutores e coordenação.

Segundo a Professora Doutora Eliana Ferreira “a participação dos polos nas campanhas além de favorecer a integração entre os alunos, cumpre um dos objetivos do ensino público que é devolver para a sociedade uma parcela de tudo aquilo que é investido na sua manutenção, através da solidariedade”.

Como compromisso simbólico de interação entre os Polos, ficou acertado que em Dezembro, durante o 6º Encontro de Educação a Distância a ser realizado aqui em Juiz de Fora, cada polo deverá presentear seu afilhado com algo que seja representativo de sua cultura local.

Os Polos de Salinas, Sete Lagoas e Ubá tiveram seus encontros presenciais marcados para o dia vinte e sete de maio, onde irão ter a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que os outros polos viveram neste final de semana.

Lista de Polos padrinhos e afilhados:

Polo de Tiradentes

Polo de Timóteo