NGIME promove Seminário Nacional de AEE, II Seminário de Audiodescrição na Escola e VI Encontro de Ensino a Distância

publicado em 21 11 2018

Nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a organização do Núcleo de Pesquisa, Inclusão, Movimento e Ensino a Distância – NGIME/UFJF, realiza o Seminário Nacional de Atendimento Educacional Especializado (AEE), juntamente com o II Seminário Nacional de Audiodescrição na Escola e com o VI Encontro de Ensino a Distância da Faculdade de Educação Física.

Com ênfase na prática docente, o evento contará com oficinas, conferências e mesas redondas, buscando a troca de experiência e o apontamento objetivo de ferramentas que auxiliam no processo de inclusão escolar, através de abordagens dentro das áreas do AEE, da Audiodescrição e de atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência.

Na programação, teremos a participação de renomados professores da área da inclusão educacional, vindos de diversas Universidades, incluindo a Profª Drª Lívia Motta, uma das precursoras da Audiodescrição no Brasil, que fará a conferência de abertura do evento.

As atividades acontecerão nas instalações do NGIME, na Faculdade de Educação Física e no auditório do ICH.

As inscrições estarão abertas até na sexta-feira(07) no link http://bit.ly/2Po6mqL .

Os participantes

Vindos de diversas partes do país, os quase 350 inscritos no evento são alunos dos cursos de aperfeiçoamento em AEE, aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola ou da Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas, todos ofertados sob a coordenação do NGIME nas modalidades a distância e semi-presencial.

Defesas de TCCs

Concomitante, durante os três dias, além de participarem das atividades do evento, os alunos da 7ª turma do curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, farão as defesas dos trabalhos de conclusão do curso.

Já os alunos da turma 2018/2020 da mesma especialização serão recebidos pela coordenadora do NGIME/UFJF, Prof.ª Dr.ª Eliana Lúcia Ferreira para a aula inaugural e instruções gerais sobre o curso.

Vale lembrar que a inscrição no evento é gratuita e que a organização certificará os participantes.

As defesas dos TCC’s durante o encontro

Os alunos interessados em apresentar seu TCC no evento, devem manifestar a sua intenção ao seu respectivo orientador e preencher a ficha de confirmação de horário, que será enviada por e-mail.

A defesa pública dos TCCs na UFJF é uma oportunidade única, pois possibilitará a discussão dos trabalhos com os alunos dos diversos municípios atendidos pelo curso, além de contar com a presença dos orientadores e de diversos outros professores da área.

Lembrando ainda que todos os participantes também devem realizar a inscrição no evento exclusivamente no site. Mais informações podem ser obtidas com os tutores e com a coordenação por email.

Programação

O Seminário Nacional de AEE, II Seminário de Audiodescrição na Escola e VI Encontro de Ensino a Distância será realizado na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID/UFJF e terá as suas atividades realizadas durante todo o dia de sexta-feira, sábado e no domingo até o meio-dia, se dividindo nesses três dias, entre a programação do congresso e as apresentações dos TCC’s, oficinas, minicursos, temáticas, palestras, reuniões de coordenação dos cursos e outras pequenas ações.

Vejam a programação completa: