NGIME participa de mesa redonda em fórum de estudos olímpicos

Realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, o 25º Fórum Brasileiro de Estudos Olímpicos reuniu em Juiz de Fora diversos estudiosos do Brasil e do exterior para discutirem os avanços das pesquisas da área esportiva no campo das ciências sociais e humanas.

Durante os três dias do evento os participantes compartilharam o desenvolvimento dos estudos acerca da ciência do esporte nos seus mais variados campos de abrangência.

Representando o NGIME, a coordenadora do núcleo, Profª Drª Eliana Lúcia Ferreira participou do painel “Esporte Paralímpico e coesão social” acompanhada das pesquisadoras Ester Liberato da Universidade Estadual de Montes Claros-MG e Katherin Laura Molina da Instituição Educativa Alfredo Bonilla Montano da Colômbia e o técnico paralímpico brasileiro Fábio Antunes, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021 que demonstrou a aplicabilidade de algumas estratégias de treinamento de um atleta paralímpico.

Para a professora Eliana, participar de eventos que trazem a discussão do esporte como indutor da inclusão, ainda mais se tratando de esportes paralímpicos é sempre muito enriquecedor para os pesquisadores e estudantes da área. “Poder participar de um evento como este onde a temática do esporte é abordada de várias formas, especialmente na área da inclusão, para nós do NGIME sempre é motivo de alegria, visto a nossa dedicação há anos ao estudo e formação de profissionais capacitados para atuarem com o esporte como ferramenta de fomento social.”