NGIME organiza II Congresso Internacional da ALCIDED

publicado em 09 04 2015

No momento que o Brasil está em voga no mundo dos esportes, sendo escolhido como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e com todos os olhares do mundo voltados para si, a Universidade Federal de Juiz de Fora participa desse cenário como palco de discussões sobre a educação física e suas especificidades ao sediar, entre os dias 16 a 18 de setembro, o II Congresso da Associação Latino-americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança (ALCIDED), organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME/UFJF).

A importância do evento constitui-se na oportunidade de fomento à pesquisa científica, com a possibilidade de momentos de reflexão, aprendizagem e discussão sobre diversos assuntos ligados ao esporte em geral, oportunizando a todos os participantes troca de informações, cooperação e integração entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Renomados conferencistas provenientes de instituições latino-americanas estarão presentes no evento, reforçando a representatividade do país e, principalmente do NGIME/UFJF, junto a organismos internacionais.

Este ano o evento terá como tema “Ciências do Esporte, Educação Física e Dança na América Latina” e seu principal objetivo é promover o debate e a troca de experiências entre pesquisadores latino-americanos da área da Educação Física, no intuito de reforçar a representatividade de suas pesquisas no cenário global.

O congresso receberá trabalhos em duas modalidades: resumo expandido e pôster. Os resumos expandidos deverão tratar dos seguintes eixos temáticos: Esportes de alto rendimento na América Latina, Educação Física Inclusiva na América Latina e Atividade Física e Saúde na América Latina. Já os pôsteres, deverão abordar os seguintes eixos temáticos: Dança Escolar e Esportiva na América Latina, Gestão do Esporte na América Latina e Esporte Inclusivo na América Latina.

O congresso é aberto para estudantes, pesquisadores e docentes do Brasil e de países da América Latina. Com a chamada em aberto, os interessados em participar do evento têm até o dia 31 de maio para envio de trabalhos através do preenchimento do formulário de inscrição no site www.alcided.com.br. O anúncio dos trabalhos aceitos, será divulgado no próprio site no dia 15 de junho. O pagamento das inscrições poderá ser efetuado até o dia 03 de agosto.

Outras informações:

www.alcided.com.br