Demonstrando todo seu pioneirismo em iniciativas que visam ampliar o conhecimento e permitir trocas de experiências no campo da acessibilidade, o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF participou, no período de 9 a 12 de abril, da XIV Reatech, a maior feira de acessibilidade e inclusão da América Latina, que é realizada anualmente em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes.
Em parceria com a Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR) foram realizadas, no stand montado no local, apresentações e palestras sobre dança em cadeira de rodas, visando difundir e disseminar essa modalidade de dança entre os participantes. Em palestra ministrada pelo pesquisador vinculado ao NGIME, José Guilherme Almeida, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o método de dança inclusiva da Cia Holos de Dança em Cadeira de Rodas, um grupo de dança composto por andantes e cadeirantes radicado no Rio de Janeiro. Em seguida, tiveram a oportunidade de conhecer a modalidade com a apresentação com o mesmo grupo. “A importância de eventos como a Reatech é permitir que a dança em cadeira de rodas seja divulgada para pessoas com e sem deficiência que desejem praticá-la ou desenvolvê-la em diferentes espaços como escolas, clubes, associações, clínicas, hospitais, entre outros”, ressalta Guilherme.
Importante oportunidade também foi divulgada na feira, para os interessados na pesquisa científica sobre esportes inclusivos, com a chamada para submissão de trabalhos no II Congresso Internacional da ALCIDED, que está sendo organizado pelo NGIME e será realizado entre os dias 16 a 18 de setembro na UFJF. Nos grupos de trabalhos, três temáticas que discutem a inclusão da pessoa com deficiência através do esporte são contempladas. Outras informações sobre o congresso podem ser obtidas aqui.