NGIME dá boas vindas a novos alunos de cursos a distância

publicado em 23 05 2014

Professora Eliana dá boas vindas a alunos da última turma

A chegada ao ensino superior merece ser vivenciada com toda a expectativa de quem dá um novo passo rumo a um futuro profissional. Para alunos da educação a distância firmar a certeza de ser bem vindo e, agora, fazer parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora faz com que a instituição organize a cada início de novas turmas, a aula inaugural para os estudantes das graduações e pós-graduações oferecidas pela UFJF na modalidade a distância, marcada nesta edição para o próximo sábado, dia 24.

Em um primeiro momento, quem recepciona esses alunos é o Centro de Educação a Distância (CEAD/UFJF) que no período da manhã, a partir das 8h, no Viva Hall, fará uma programação informativa com palestras sobre o contexto da Educação a Distância, Ambiente Virtual de Ensino e bate-papo motivacional. Haverá ainda uma apresentação cultural de dança em cadeira de rodas, com os bailarinos Luciene Rodrigues e Waldir Gomes do Grupo Roda Viva/ FUNAD/PB.

No segundo momento, a partir das 15h, a Faculdade de Educação Física através do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME/UFJF), recebe seus alunos dos cursos a distância de Licenciatura em Educação Física e Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência na própria UFJF.

São cerca de 652 alunos matriculados nos dois cursos, 155 na graduação e 497 na pós-graduação. São 18 polos na Especialização e cinco polos na Graduação com alunos vindos de norte a sul do país como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, João Pessoa provando que o ensino a distância rompe fronteiras e barreiras socioeconômicas.

Segundo a Coordenadora do NGIME, Eliana Lucia Ferreira isso demonstra o resultado de um trabalho sério e comprometido. “Esses números demonstram a vocação para o crescimento e expansão de uma modalidade de ensino que tem alcançado expressiva notoriedade na Faefid, tendo como estímulo e ponto de referência o NGIME/UFJF, já conhecido na instituição por seu trabalho de qualidade em prol da inclusão e do ensino a distância”, avalia.

Para estes alunos, a aula inaugural é o momento que estarão em contato com essa nova realidade de pertencimento a uma instituição séria e de prestígio como a UFJF, além de conhecer o campus, os coordenadores do curso e as ferramentas de acesso e interação na plataforma virtual moodle.

Confira a programação completa.

Especialização