Natal da Inclusão leva alegria e sorrisos a crianças carentes

publicado em 17 12 2015

Papai Noel leva alegria às crianças do bairro Parque das Águas

Despertar a consciência da inclusão social e renovar as esperanças através do sorriso e alegria das crianças. Esta foi a proposta da campanha “Natal da Inclusão 2015”, promovida pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF que arrecadou brinquedos e contribuições para a realização de uma tarde especial, nesta quarta-feira, dia 16, para os cerca de 300 alunos matriculados, desde a educação infantil até o ensino fundamental, na Escola Municipal Jovita Montreuil Brandão, localizada no Residencial Parque das Águas, Bairro Jardim Cachoeira.

Crianças participam de brincadeiras inclusivas

Comandada pela equipe NGIME, a tarde foi repleta de brincadeiras que promoveram um novo olhar sobre a inclusão de pessoas com deficiência, com atividades físicas inclusivas como futebol para cegos, jogo de bocha adaptado e outras atividades. As crianças participaram de um lanche com direito a algodão-doce, pipoca, cachorro quente e refrigerante, que antecedeu o grande momento da tarde, que foi a entrega de presentes a todos os alunos, com a presença do Papai Noel.

O Bom Velhinho passou em todas as salas, distribuindo não só presentes, bombons e bonés, mas também afeto e presença. Em algumas salas, a ilustre visita foi recebida ao som da música “O Velhinho” cantada pelas próprias crianças, que emocionou a todos com a letra “seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem…”A aluna Maria Antônia Silva, 6 anos achou a tarde muito legal. “Eu nunca tive uma tarde assim”, disse ansiosa pela chegada do Papai Noel.

A ação social contou ainda com a presença do Prefeito, Bruno Siqueira, que foi prestigiar a iniciativa. “Esta escola municipal foi inaugurada ano passado e é fundamental esse apoio externo, como da nossa universidade em fazer ações sociais como essa que está acontecendo, exatamente para mostrar a integração da universidade com nossa cidade.”

Prefeito municipal prestigia ação social da UFJF

Para o diretor da escola Ricardo Barros Vieira, a ação tem um papel relevante na formação de laços entre a escola e a comunidade. “Essa ação é importantíssima, esse bairro é de muita vulnerabilidade, este será com certeza o Natal de muitas crianças aqui. Se não fosse a universidade nos ajudar, seria difícil promover uma ação dessas”.

Com a mesma visão, a vice-diretora Eliane de Paula confirma a importância da iniciativa. “Atendemos uma clientela bastante carente e o bairro é um local onde não tem nada para entreter as crianças, então quando traz atividades diferentes que fogem à rotina deles é sempre muito bom”, finaliza.