Luciene Rodrigues conversa com a equipe do GIME

publicado em 10 09 2012

Na última semana de Agosto a professora e reabilitadora da FUNAD Luciene Rodrigues, esteve na Universidade Federal de Juiz de Fora participando de debates, reuniões, ministrando palestras e encerrou sua participação com o curso de extensão “Relaxamento Coporal através da Bioenergética”.

Professora Luciene Rodrigues ministra curso de extensão

O curso promovido pela Caefi, foi ministrado em módulos teóricos e práticos e de acordo com a professora os conhecimentos foram adaptados aos vários aspectos individuais e coletivos envolvendo a vida diária, profissional e a relação interpessoal dos profissional de Saúde. A equipe do GIME conversou com a reabilitadora da FUNAD.

“Encontros: Gritos de Mudança” : Orientação para Aquisição de Cadeira de Rodas

1)      Qual a importância de se ter informações precisas para a aquisição de cadeira de rodas?

Essa precisão torna-se importante para o Corpo da pessoa Deficiente pois o risco de lesão é menor e consequentemente haverá melhora na habilidade esportiva.

2)      Qual a melhor forma de se manejar a cadeira de rodas?

Com a cadeira correta e com a movimentação corporal adequada ao esporte escolhido.

3)      Qual a diferença entre o manejo da cadeira para a locomoção e o manejo artístico?

Manejo da cadeira: é a técnica do deslocamento associado aos movimentos corporais, é uma ação conjunta.

Locomoção: é a forma pela qual a pessoa deficiente desloca-se sem consciência corporal ou auxiliada por alguém.

Manejo artístico: está relacionado com a técnica que você vai trabalhar o seu corpo, ou seja Reabilitação, Dança Clássica, Contemporânea, a própria Dança Esportiva, entre outros.

4)      De que forma a dança auxilia a pessoa com deficiência?

O auxilio da Dança para pessoa deficiente atinge vários aspectos, tais como: consciência corporal, desenvolvimento, habilidade motora, qualidade de vida, auto-estima, cidadania, entre outros.