IV Encontro de Acessibilidade promove discussão sobre inclusão no ensino superior

publicado em 18 11 2013

Conhecer as principais pesquisas visando a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior é o objetivo do “IV Encontro de Acessibilidade: Eu faço parte desta história”, marcado para o dia 9 de dezembro em Governador Valadares, onde está situado o Campus Avançado da UFJF. Na programação, serão realizadas conferências e mesas redondas com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. O evento será nas instalações da Fiemg Governador Valadares, localizado na Av. Brasil, 4.000.

Promovido pela Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) da UFJF, o encontro também discutirá questões sobre a infraestrutura, mobilidade e inovações tecnológicas como ferramenta para a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência no ensino superior. A iniciativa será importante também para contribuir com o projeto de implantação da Coordenação de Acessibilidade no campus de Governador Valadares.

A cerimônia de abertura conta com a participação do Pró-Reitor de Assuntos Acadêmicos (PROCAD/UFJF) Flávio Takakura, do Pró-Reitor de Planejamento (PROPLAN/UFJF) Carlos Elízio Barral Ferreira, da Coordenadora da Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (CAEFI/UFJF) e da Presidente da FIEMG Regional Rio Doce Rozani Maria Rocha de Azevedo.

Convidado especial, o professor doutor Tibério Feliz Múrias, da Universidade Nacional de Educação a Distância (Uned) da Espanha abre o evento, com conferência “Materiais didáticos acessíveis para a educação a distância” em que abordará a importância dos recursos tecnológicos no processo de inclusão, que na sua visão facilitam as atividades de comunicação, pesquisa e o acesso ao conhecimento.

Serão apresentadas ainda as principais ações promovidas pela Caefi, além de mostrar as histórias de sucesso de inclusão educacional da universidade, com a mesa redonda “Acessibilidade Física, Informacional e Educacional” que contará como a presença da professora Lívia Saço e dos estudantes Denise da Silveira Gomide e Jerry Fernandes que superaram suas deficiências e são alunos da UFJF. A mediação será feita pela Secretária Geral da Caefi, Rita de Cássia Guedes de Brito.

Outra mesa redonda debaterá o tema “Acessibilidade, mobilidade e tecnologia a favor da educação” com a presença da professora Drª  Tereza Bellosi, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME/UFJF) e também da Coordenadora da Caefi, Eliana Lúcia Ferreira (UFJF). O mediador será o professor Dr. Peterson Marco de Oliveira Andrade (UFJF/Governador Valadares).

A conferência de encerramento será ministrada pelo Pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Flávio Takakura com o tema “Acessibilidade no ensino superior: uma proposta da UFJF/Governador Valadares.”

Acessibilidade educacional

A chegada de pessoas com deficiência às universidades públicas tem revelado a necessidade de ser implementada a análise e a discussão sobre infraestrutura, mobilidade, além dos aspectos educacionais relacionados atendimento acadêmico destes alunos. Nesse sentido, a Caefi coordena e desenvolve uma série de ações que contribuem para suprir as barreiras de acesso, participação social e aprendizagem dos alunos com deficiência na UFJF.

Clique aqui e faça sua inscrição

Veja a programação completa.