Inscrições abertas para 9ª versão do curso de Aperfeiçoamento

publicado em 14 07 2014

APF_sem_fundoPodem ser efetuadas até 31 de julho as inscrições para o curso de Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas com Deficiência do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF. Integrante do programa de formação continuada de professores do Ministério da Educação, a capacitação está em sua 9ª versão e já foi responsável pela formação de mais de 2.100 alunos em todo Brasil. As aulas estão previstas para começar em setembro e vão até fevereiro de 2015. Oferecido gratuitamente pela Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2007, o curso, na modalidade a distância, cumpre uma importante função ao democratizar o acesso ao ensino levando conhecimento aos mais distantes rincões do país. Seu pioneirismo consiste ainda, em contribuir na efetivação de uma política educacional inclusiva, na medida em que atua na formação de profissionais capacitados para processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência. São oferecidas 1.500 vagas direcionadas a professores da rede pública e profissionais que atuam em instituições voltadas para pessoas com deficiência, visando capacitá-los para atuarem na inclusão desses alunos em suas aulas.

Segundo a coordenadora do NGIME/UFJF Eliana Lucia Ferreira o curso ajuda a complementar a formação de profissionais que já atuam com pessoas com deficiência. “Existe uma demanda no interior do país que este curso tem ajudado a suprir, com a capacitação e formação de profissionais qualificados a trabalhar com uma educação inclusiva e de qualidade no Brasil”, comenta.

A coordenadora pedagógica do curso, Carolina Lessa Cataldi explica que o curso aborda o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem auxiliar professores de quaisquer áreas de conhecimento a refletirem e a reconstruírem a sua forma de ensinar. “O curso propicia aos profissionais construir conhecimentos a respeito de algumas deficiências e suas possibilidades de inclusão principalmente no meio escolar. Os conteúdos contemplam o processo da inclusão e as consequências geradas por este, o que influencia diretamente a prática dos profissionais envolvidos principalmente no meio educacional.”

As inscrições constam de duas etapas: preenchimento de dados na ficha disponível no Siga e o envio pelos Correios da documentação exigida (fotocópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação, fotocópia do documento de identidade, fotocópia do CPF e fotocópia da certidão de nascimento ou casamento). A matrícula no curso só será efetivada após o recebimento e conferência de todos os documentos listados acima, sendo feitas por ordem de chegada. Não serão recebidos documentos escaneados por e-mail, apenas os enviados pelos Correios.

Os documentos devem ser enviados para o endereço abaixo: Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) Núcleo Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância (NGIME) Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Universitário s/n – Martelos CEP: 36036-900 Juiz de Fora – MG