II Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora acontece nesta sexta-feira

publicado em 23 05 2014

Chefes Especiais  estarão presente no seminário

Chefes Especiais estarão presente no seminário

Colocar em pauta importantes questões sociais do Brasil é o objetivo da segunda edição do Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora, que acontece nesta sexta-feira, 23, às 13h30. O evento será realizado no Teatro Academia, localizado na Rua Halfeld, 1179, Centro, e é coordenado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF), com apoio do site de classificados gratuitos Viverjf.com.

Com o tema “Inclusão Social e Cidadania: Ideias para um Brasil Inclusivo e Transformador”, o seminário abordará questões como a inserção social de pessoas com deficiência física e portadores da Síndrome de Down. Também serão discutidos temas históricos e, ao mesmo tempo, atuais, como o tráfico de pessoas e a transferência de renda através de programas socias. As palestras serão ministradas por especialistas, lideranças comunitárias, executivos e demais formadores de opinião.

Haverá também uma exposição de artesanato, pintura e culinária na entrada do teatro. O material apresentado é fruto do trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Instituto Nacional de Excelência em Políticas Públicas (Inepp) e do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas. Também serão apresentadas algumas peças da coleção de roupas da estilista Raquell Guimarães, confeccionadas por presidiários.

O seminário é destinado a profissionais ligados à inclusão social, estudantes e pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Segundo o coordenador da Intecoop, professor da Faculdade de Enfermagem, Petrônio Barros, o evento também tem como finalidade aproximar teoria e prática através da universidade e sociedade local. “Discutir o papel da universidade como agente de transformação social que, em princípio, deve ser um de seus maiores objetivos, é promover também um debate sobre um dos direitos básicos do ser humano: a educação de qualidade.”

Segundo o diretor geral do Viverjf.com e um dos organizadores do evento, Marcel Aziz Iunes, a iniciativa partiu de uma carência em debates sobre o tema em Juiz de Fora e no país. “O Brasil é um país naturalmente desigual, repleto de injustiças. Proporcionar um lugar para o debate do tema, onde buscamos a melhora dessa realidade e incentivamos projetos que já estão fazendo isso, foi, desde o começo, o objetivo do Seminário.”

Para o secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Juiz de Fora e um dos palestrantes do evento com o tema “Transferência de Renda e Emancipação pelo Trabalho”, Flávio Cheker, ainda existe muito preconceito a respeito dos programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família. “Temos que desmitificar a ideia de que o Bolsa Família é um programa puramente assistencialista, na verdade ele é a primeira etapa da emancipação, uma espécie de porta de entrada para o emprego que, por sua vez, é a porta de saída do programa.”

Programação completa.

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support