II Curso de Materiais Didáticos Acessíveis encerra aulas presenciais

publicado em 13 12 2013

Professor Tibério encerra atividades do II Curso de Materiais Didáticos Acessíveis

Tibério ministra aula final

Foi realizado hoje o último encontro do II Curso em Materiais Didáticos Acessíveis para Educação a Distância promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME/UFJF), cujas aulas aconteceram entre os 02 a 13 de dezembro. As atividades terão continuidade na plataforma Moodle até o próximo dia 27 de dezembro. Ministrado pelo prof. Dr. Tibério Feliz Múrias da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), o curso abordou técnicas para o aperfeiçoamento da produção de materiais didáticos no sentido de torná-los acessíveis a pessoas com deficiência. Múrias explicou o que fazer para tornar o conhecimento acessível a pessoas cegas, surdas, com dificuldade motora e outras limitações.

Ivonir de Freitas Reis, professora da UFJF na Licenciatura em Química a distância participou do curso e disse que o conteúdo vai ajudar na sua prática profissional. “Foi muito positivo, me deu uma nova perspectiva e me fez repensar na forma de preparar o material. Acredito que trabalharei muito melhor.”

Profissionais do Setor de Produção de Material Didático do Centro de Educação a Distância (Cead/UFJF) participaram do curso e ficaram muito satisfeitos. Mayra Sá comentou suas impressões. “Tibério falou muito de como passar o conteúdo pensando nas limitações de cada aluno, isso me chamou a atenção para que na hora de produzir o material eu fique atenta a essa questão da acessibilidade.” Liliane dos Santos se atentou a outro aspecto. “O que me despertou o interesse é com relação a como o aluno recebe este conteúdo, e o curso me ajudará a aperfeiçoar a maneira de passar o conhecimento.” Antônio Augusto Francisco Dias ressaltou como o curso ajudou na sua atividade. “O curso foi importante porque abriu minha visão de como atingir os alunos e o que tenho que fazer para aprimorar minha prática.”