II Alcided alcança êxito ao aproximar pesquisadores latinos da área de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança

publicado em 23 09 2015

 

12029111_10203556776678741_1563692800_n

Cerimônia de abertura do II Alcided

O II Congresso da Associação Latino-Americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança (Alcided), organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME) da UFJF entre os dias 16 a 18 de setembro no Independência Trade Hotel deixou muitos legados para a pesquisa acadêmica em Educação Física na América Latina e no mundo. O evento reuniu a cúpula da Alcided, composta por oito professores latino-americanos, além de contar com a presença de vários pesquisadores europeus, que estiveram na universidade para a reunião do International Council of Sport Science and Physical Education (ICSSPE) na semana anterior.

12036489_1163047310376194_3486989082717530481_n

Cúpula da Alcided reúne professores latinos

Reunindo estudantes, pesquisadores e professores de todo país e da América Latina, o evento contou com cerca de 150 congressistas que tiveram a oportunidade de participar, durante três dias, de uma rica programação científica e cultural.

Palestras, mesas-redondas e a conferência de abertura demonstraram a importância da atividade física para a saúde, para o enfrentamento de doenças como o câncer e como resultado de uma escolha entre medicação ou movimento. Foram debatidos ainda, temas como a corrupção no esporte, políticas de inclusão escolar e a qualidade da educação física no mundo atual. Os modelos de atividades físicas praticados em países latinos como México, Venezuela e Colômbia também foram apresentados.

Para o presidente da Alcided, professor Oswaldo Ceballos, a organização do evento foi excelente.  “Considero que a participação de estudantes e membros do ICSSPE engrandeceram esse evento e como consequência, a comunidade científica e acadêmica podem contar com valiosa informação que sendo originada a partir desse congresso, demonstrando o que nós, enquanto América Latina, podemos fazer em benefício da atividade física no mundo”.

12032122_1161358190545106_4222377779724611415_n

Apresentação de dança em cadeira de rodas

A perspectiva que guia os trabalhos do NGIME/UFJF, de inclusão através da atividade física, pode ser acompanhada com a belíssima apresentação de dança em cadeira de rodas do Studio Las Cia de Dança. Outra intervenção cultural como a apresentação do grupo de capoeira infantil da Escola Degraus de Ensino, valorizaram a cultura e as raízes brasileiras no campo do movimento. O Coral da UFJF também marcou presença, com uma apresentação repleta de ritmos e músicas tradicionalmente brasileiras.

Telas do mosaicista juiz-forano recepcionaram os congressistas com cores alegres e vibrantes e uma feira de produtos artesanais e típicos de Minas Gerais no hall de entrada demonstraram ao público a riqueza cultural e gastronômica do estado.

11988278_1162868657060726_8308259305223612463_n

Banners apresentados no congresso

A programação científica agradou em cheio aos participantes, que vieram de longe, como Bahia, Paraíba, Acre, Amazonas, Paraná e até do Chile para acompanhar as discussões, participar das oficinas e trocar informações e experiências entre si. “O congresso alcançou minhas expectativas, tenho muito interesse em gestão esportiva, participei do workshop e achei muito interessante”, afirma o estudante Marcos Vinícius Coelho, que ressalta que o fato do encontro ter sido realizado em Juiz de Fora facilitou por não ter que se deslocar para outra cidade.

O professor Leomar Cardoso Arruda veio de Catalão (GO) somente para acompanhar o congresso e ressalta a qualidade do encontro. “Como professor de educação física de uma instituição formadora, possibilita aproximar discussões e ver que o que temos feito no Brasil tem se aproximado das discussões a nível mundial. Acho que é uma oportunidade para aproximar as reflexões, intercâmbio com professores, alunos, professores, isso tem contribuído e mostrado que a gente tem caminhado no mesmo patamar de pensar as reflexões para o campo da Educação Física nas suas mais diferentes vertentes de atuação.”

Também professora, Ádria Maria de Fátima Amaral é de Coromandel e elogiou a oficina que participou. “Estou maravilhada com o evento, está sendo uma grande aprendizagem. A oficina sobre o CEV para mim foi uma novidade, uma forma de estar navegando na internet, participando de comunidades, adquirindo conhecimento, estou achando fantástico.”

“Está sendo uma oportunidade única a troca de conhecimentos com as pessoas de várias regiões do Brasil e internacional, que vem com conteúdos que podemos adotar na nossa metodologia para ampliar nosso trabalho de Educação Física no mundo de hoje, cada vez mais sedentário pelo uso da tecnologia”, opina o profissional Dimas Diego Domiciano de Sousa de Leopoldina (MG).

Depoimentos  

Raul LomasProfessor Raúl Lomas Acosta (México).  “É importante que aconteça esse tipo de evento na América Latina para que possamos conhecer os países latinos e aprender sobre o trabalho que se realiza em outros países e também aprender sobre o trabalho na Europa, pelas exposições apresentadas. Eu creio que deveriam ser feitos com mais frequência e que os outros países latinos que não estão presentes possam se integrar.”

 

 

RosaProfessora Rosa Lopez D’Amico (Venezuela). “A realização desse 2º encontro da Associação Latino-americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança constitui o alcance de um dos objetivos pela qual ela foi criada. Outro objetivo é fazer a projeção da América Latina perante o mundo, para qual foi um trabalho muito importante a possibilidade dele ser realizado após as reuniões da ICSSPE. Isso permitiu que todos que vieram para a ICSSPE, que é a organização que reúne outras associações científicas, pudessem visualizar o trabalho de pesquisadores latino-americanos que estão trabalhando na área de Educação Física, Esporte e Dança. Creio que de todos os objetivos propostos, a realização do evento como uma plataforma para conexão com a América Latina foi alcançando com muito êxito. Foi demonstrada também a capacidade de organização em nível científico.”

luzProfessora Luz Amelia Hojos Cuartas (Colômbia). “O evento foi muito bem organizado em termos acadêmicos, da parte logística, vieram pessoas de diferentes países da América Latina e também contamos com a presença de vários conferencistas europeus, já que coincidiu com o encontro da ICSSPE em Juiz de Fora. Creio que conseguimos projetar Alcided ao mundo como uma organização latino-americana que está reunindo diferentes pesquisadores e que está começando a ter desenvolvimento acadêmico importante, a nível de educação física, recreação e esporte. Em 2017 o congresso será na Venezuela e isso nos consolida como uma associação que está tendo muitos desenvolvimentos acadêmicos.”

AntôniaProfessora Antônia Dalla Pria Bankoff (Brasil). “Estou bastante ciente que o congresso alcançou seu objetivo, a dificuldade que acho é da América Latina não ter percebido a grandeza dela, no sentido de união. Então, acaba ficando mais alguns países da América do Sul e os outros países da América Latina não conseguimos trazer, então precisamos fazer um trabalho mais intenso para trazê-los para nós. Acho que a partir do momento que tivermos esse alcance, acho que podemos dizer que vamos voar para o mundo.”

 

 

 

 

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support