O grupo de pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância cadastrado no CNPq é o alicerce que sustenta e dá subsídios a todas as atividades desenvolvidas no NGIME. A consolidação do núcleo, que a partir de 2015 expandiu suas atividades e conquistou um prédio próprio na UFJF, está intimamente ligada às atividades desenvolvidas pelo grupo, que contribui para a consolidação dos saberes no campo da Educação Física Inclusiva, visando à construção do conhecimento e sua difusão, buscando proporcionar a inclusão das pessoas com deficiência nos ambientes escolar, familiar e social.
Sob a liderança da profª Drª Eliana Lucia Ferreira o grupo desenvolve produções científicas em duas linhas de pesquisa: Inclusão e Movimento Humano e Ensino a Distância. Essas linhas são diretamente complementares, uma vez que todo o conhecimento produzido pelos pesquisadores na primeira linha, ao estudar a relação do esporte e atividades físicas com a deficiência, são aplicados na prática no desenvolvimento de cursos de capacitação a distância para professores e profissionais para promover a inclusão de crianças e jovens em aulas de educação física. Os resultados desse trabalho são o foco de estudos da segunda linha.
- Inclusão e Movimento Humano: estuda o movimento humano em suas diferentes formas e manifestações, nos campos da atividade física e da dança e a relação desses movimentos com a deficiência e as doenças crônico-degenerativas. Subdivide-se em três sublinhas: Educação Física Inclusiva, Dança e Deficiência e Atividades Físicas e Doenças Crônico-Degenerativas.
- Ensino a Distância: engloba estudos na área de ensino a distância e sua relação com a temática da inclusão. Subdivide-se também em três sublinhas: Políticas Públicas, Metodologia de Ensino e Acompanhamento e Avaliação.
>> As reuniões são periódicas, realizadas todas as quartas-feiras pela manhã no prédio do NGIME. É aberto à participação de pesquisadores, mediante análise curricular para comprovação de contribuição com o perfil do grupo.