Gritos de Mudança tem participação expressiva da comunidade acadêmica

publicado em 02 09 2013

gritos_1 (1)

Luciene Rodrigues ensina técnicas de consciência corporal

No último dia 28, foi realizada a sétima edição do ciclo de debates ENCONTROS: Gritos de Mudança. Com o tema ação preventiva na saúde, a partir da consciência corporal e relaxamento, a palestra foi ministrada pela professora Luciene Rodrigues Fernandes, da Fundação Centro Integrado de Apoio a Pessoa Deficiente (Funad). Cerca de 30 pessoas, entre estudantes, professores e demais interessados, participaram do encontro.

Há mais de 20 anos, Luciene atua como professora de dança na área de reabilitação da pessoa com deficiência através da arte e do esporte. A exposição teve como foco a bioenergética enquanto linha terapêutica por meio da prática da atividade física. “Eu comecei a observar que os deficientes apresentavam dificuldades com relação ao corpo e que, quando se intensificava a troca energética, esses bloqueios iam aos poucos sendo desobstruídos”, assegura.

A professora enfatizou que o processo energético é um fenômeno natural, mas que falta às pessoas sua real dimensão. A partir da consciência, é possível, por exemplo, o aprofundamento da respiração, essencial para o equilíbrio e bem-estar do indivíduo. Para Luciene, o profissional com esse conhecimento pode contribuir para a busca da vitalidade de seu aluno ou paciente.

Sobre a participação do público, a expositora ressalta que “foi muito interessante porque foi diversificado, inclusive pelo fato de ter deficientes na palestra e a oportunidade de colocar em prática o trabalho da bioenergética”.

Com o intuito de fomentar as discussões no âmbito da universidade sobre a deficiência e seus paradigmas, ENCONTROS: Gritos de Mudança é promovido pela Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi). Na ocasião, foram sorteados livros e materiais de divulgação para os participantes. O próximo encontro será realizado no mês de outubro.