Gritos de mudança mobiliza discussão sobre formação biopsicossocial

DSC_0050“É preciso superar a formação biomédica”. A partir dessa afirmação, o Prof. Dr. Peterson Marco de Oliveira Andrade, do Departamento de Medicina e Fisioterapia da UFJF, debateu sobre saúde pública e políticas de saúde na oitava edição do ciclo de debates ENCONTROS: Gritos de Mudança, promovido pela Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) da UFJF no último dia 10 de outubro.

Formado em Fisioterapia, Andrade apresentou as principais políticas voltadas para a reabilitação no Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo no que se refere à pessoa com deficiência.  A fragmentação do cuidado foi apontada como o problema central com relação aos serviços de atenção primária. De acordo com o professor do campus de Governador Valadares,

há dificuldade em garantir uma continuidade da atenção básica.

Para superar os desafios no âmbito do SUS, Peterson Andrade acredita que é preciso assegurar uma formação mais ampla que englobe também o entendimento do sistema de saúde. Nessa perspectiva, ele enfatiza que é preciso desenvolver o quadrilátero para a formação, integrando ao conhecimento acadêmico as noções de gestão, atenção e controle social. Cerca de 80 pessoas participaram do evento com a participação especialmente de alunos da Saúde. Na ocasião, foram sorteados alguns livros para o público.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *